
Uma tempestade de granizo que caiu no final da tarde desta quarta-feira (27) provocou estragos em Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária, na região metropolitana. O temporal, que durou pouco mais de cinco minutos, foi acompanhado de vento forte e derrubou árvores.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, São José dos Pinhais foi a cidade mais atingida. O gelo se acumulou e formou uma camada branca nas ruas da cidade. Os bairros Rio Pequeno, Afonso Pena, Jardim Fátima e Jardim Aeroporto foram os que mais tiveram prejuízos. Na manhã desta quinta-feira (28), 15 ocorrências de destalhamentos foram atendidas pelos Bombeiros de São José dos Pinhais. Os soldados estão levando lonas para colocar nas casas.
Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Leonardo Mendes, pelo menos 32 ocorrências foram atendidas até por volta das 20h de quarta. Os bombeiros estavam nos locais atingidos pela tempestade de granizo para avaliar os estragos. "O trabalho deve durar a noite inteira. Até o momento (por volta das 20h30) não foi registrado nenhum ferido", afirmou.
Em Curitiba, os prejuízos foram menores. Além de queda de árvores, três casas tiveram os telhados estragados no Alto Boqueirão. Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros Eliseu Ibane, o granizo também caiu no Xaxim, Portão e CIC.
Em Araucária, os estragos atingiram cerca de dez residências. "Cobrimos esses locais com lona e não houve desabrigados".
Previsão
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a chuva estava prevista, mas não a queda do granizo. O meteorologista Samuel Braun explica que o fenômeno foi provocado pelo encontro entre uma massa de ar frio, que se originou no Sul do país, com as altas temperaturas registradas durante a tarde na capital. O Simepar registrou máxima de 24ºC em Curitiba. A quinta-feira (28) deve ser de tempo nublado em praticamente todo Paraná. Segundo o Simepar, não há previsão de chuva forte até o fim de semana.



