Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CHUVAS

Temporal de granizo fere cinco pessoas no Sudoeste

Seis mil pessoas, um terço da população de Ampére, foram afetadas por grandes pedras de gelo, chuva e ventos

Bolas de gelo quebraram telhados e feriram pessoas | Ampére AM
Bolas de gelo quebraram telhados e feriram pessoas (Foto: Ampére AM)

O município de Ampére, no Sudoeste do Paraná, decretou estado de emergência após o forte temporal de granizo que deixou cinco feridos e afetou seis mil dos 17 mil habitantes, na noite de quinta-feira. Cerca de 1,5 mil casas foram danificadas por grandes pedras de gelo. Destas, 750 tiveram danos mais sérios. Várias delas precisaram ser cobertas com lona durante a noite e madrugada. Municípios vizinhos tiveram que ajudar a população da cidade. As aulas foram suspensas. Em todo o estado, havia ontem 9,7 mil pessoas afetadas pelo mau tempo.

De acordo com a prefeitura de Ampére, o granizo destruiu telhados de várias casas tanto na região urbana quanto na zona rural. As lonas e materiais de construção teriam se esgotado na cidade antes da meia-noite. Isso obrigou o município a pedir ajuda a Defesa Civil de cidades como Francisco Beltrão, que fica próximo à Ampére.

Os bairros Nossa Senhora das Graças e Colina foram os mais atingidos. Ainda na manhã de ontem, os moradores procuravam lonas para cobrir suas casas. Segundo a Defesa Civil estadual, 750 pessoas ficaram desabrigadas. Outras 700 chegaram a deixar suas casas e foram para residências de amigos e parentes, mas retornaram aos seus lares.

O município e o estado suspenderam as aulas em todas as escolas da rede municipal e estadual de Ampére por causa dos estragos do temporal. Na cidade são seis escolas municipais – sendo três rurais – e sete colégios estaduais. O comércio, de acordo com a prefeitura, funciona normalmente, mas muitos trabalhadores da iniciativa privada ficaram em casa cuidando dos estragos.

Outras 13 cidades foram afetadas por granizo e ventos fortes entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Calor

O tempo abafado contribuiu para que a nebulosidade ganhasse força no estado e causasse temporais em várias cidades, segundo o meteorologista Fernando Mendonça, do Instituto Tecnológico Simepar. No sábado o tempo continua instável no Paraná, com chuvas no Litoral e mais ao Norte do Estado. O tempo segue abafado. Na RMC, Campos Gerais e no Oeste deve chover de forma mais isolada, principalmente no período de maior aquecimento. No Sudoeste e no Sul não chove. Em Curitiba as temperaturas devem variar entre 17ºC e 24ºC.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.