Cerca de 3,2 mil domicílios das áreas rurais de São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Mandirituba podem ficar sem energia elétrica até a quinta-feira (11). O trabalho das equipes de manutenção da Companhia Paranaense de Energia (Copel) está sendo dificultado pelo estado das estradas, que estão bloqueadas por causa do temporal de terça-feira (9).
No início da tarde, a Copel registrava 11 mil domicílios sem luz nessas áreas. As equipes de manutenção da companhia conseguiram refazer a rede elétrica de grande parte dos domicílios afetados, mas essas 3,2 mil unidades restantes podem ficar sem luz até a quinta-feira (11).
Em Curitiba, cerca de 880 imóveis estavam sem luz no fim da tarde desta quarta-feira (10). De acordo com a Copel, os problemas estão na rede de baixa tensão, onde os consertos são mais trabalhosos e reparam a energia para um número menor de consumidores. A previsão da companhia é de que o fornecimento seja restabelecido até o fim do dia.
Na manhã desta quarta-feira, oito mil imóveis da capital, Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Colombo estavam sem luz. Já no início da tarde, 3 mil domícilios estavam sem energia na capital.
Outra cidade em que havia imóveis sem energia elétrica era Apucarana, no Norte do Paraná. Aproximadamente 3 mil consumidores estavam sem luz nesta manhã, segundo a Copel.
Balanço
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil informou que em 18 municípios houve estragos causados pela chuva e pelos ventos fortes registrados na terça-feira (9). As cidades mais afetadas foram Santo Antonio do Sudoeste, na região Sudoeste do Paraná, Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, e Irati,também nos Campos Gerais.
Outros municípios afetados foram Palmeira, Paranavaí, Paranaguá, Lapa, São José dos Pinhais, Piraquara, Pinhais, Santo Antonio da Platina, Rio Negro, Apucarana, Paranavaí, Nova Aurora, Teixeira Soares, Morretes e Apucarana.
Treze pessoas estavam desalojadas em Santo Antonio do Sudoeste, onde 178 residências foram danificadas. Em Telêmaco Borba cem casas foram danificadas e 65 em Irati.
Outra cidade afetada foi Santo Antônio da Platina, no Norte do Paraná. Dezoito pessoas ficaram desalojadas e seis estavam desabrigadas.
Ao todo, nos 14 municípios, 529 casas foram danificadas, 31 pessoas ficaram desalojadas e seis estavam desabrigadas.
Estragos
No fim da tarde de terça-feira, uma torre de 40 metros de uma rádio caiu em cima de uma casa, que estava vazia no momento do acidente, em Nova Aurora, no Oeste do Paraná.
Em Paranavaí, no Noroeste, um árvore caiu sobre o para-brisa de um carro no período da tarde. O motorista não estava no veículo, que foi arrastado até o outro lado da rua pelo impacto. Na capital, por volta das 21h20, a Defesa Civil foi chamada por causa de uma queda de um muro no Boqueirão, e de um outdoor na Avenida Sete de Setembro, no Centro.
Previsão do tempo
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, deve chover na regiões de Curitiba, litoral, Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Guarapuava, na região Centro-Sul, Maringá, no Noroeste, e Londrina, no Norte do Paraná, nesta quarta-feira (10).
O órgão informou que não há previsão de temporais e que a precipitação deve variar entre leve e moderada.
O tempo deve se estabilizar na quinta-feira (11). Não há previsão de chuva até domingo (14) no Paraná.



