• Carregando...
As três ararajubas roubadas do zoo de Curitiba foram recuperadas. | Maurilio Cheli/SMCS
As três ararajubas roubadas do zoo de Curitiba foram recuperadas.| Foto: Maurilio Cheli/SMCS

A terceira ararajuba, que foi roubada do Zoológico de Curitiba no último fim de semana, foi recuperada nesta quinta-feira (7). Desta vez, a ave foi avistada próximo ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eucaliptos, no Alto Boqueirão. Uma equipe do zoo chegou a ir ao local, mas não encontraram a arara. No fim da manhã, professores e moradores localizaram a ararajuba novamente. Ela estava em uma árvore e as pessoas ficaram cuidando para que ela não fugisse. Dessa vez, a recuperação deu certo.

O furto e a recuperação

O furto das ararajubas foi constatado na manhã de sábado (2), quando os tratadores dos animais verificaram o arrombamento de duas telas de um viveiro de primatas, ao lado de onde ficam as aves. Das cinco ararajubas mantidas no zoológico, apenas duas foram encontradas no local. A segurança do Zoológico é feita pela Guarda Municipal, que mantém no local um módulo com atuação 24 horas por dia e rondas constantes pelo ambiente. A primeira arara foi resgatada no domingo (3), após contato de moradores da Vila Osternack, no Sítio Cercado, e do bairro Ganchinho que informaram terem visto a ave na região. A segunda arara foi resgatada na manhã de segunda-feira (4), no bairro Xaxim.

Nos três casos, as aves foram recuperadas após a prefeitura receber informações da população, que identificou os animais. A confirmação de que eram as aves roubadas ocorreu por meio da leitura do microchip que cada animal tem. Como as aves foram encontradas livres, a suspeita é de que os ladrões tenham-nas soltado, talvez por dificuldade de comercializá-las. A ararajuba é uma ave em risco de extinção também chamada de arara-amarela, guaruba e papagaio-imperial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]