Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PÓS-REVOLTA

Terminal Vila Angélica, em Araucária, tem manhã tranquila, mas com “alternativa” ao pula-catraca

Passageiros abriram um buraco na tela do terminal para passarem sem pagar passagem

Depois de uma revolta que chegou a reunir 800 moradores em seu auge ontem, o Terminal Vila Angélica, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, amanheceu em clima pacífico nesta terça-feira (14). Em visita ao terminal durante esta manhã, a reportagem observou uma rotina normal, sem novos conflitos. No entanto, passageiros arrumaram uma maneira “alternativa” para não pagar a passagem.

Segundo reportagem da segunda edição do Paraná TV, contudo, os passageiros abriram um buraco na tela que separa o terminal da área de embarque do ligeirinho. Muitos passavam por ali sem pagar a passagem. A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) aque a grade será recolocada.

“A Comec continua estudando soluções para o transporte coletivo de Araucária como a implantação da nova linha Araucária-CIC, que começa a operar amanhã (quarta-feira, 15), e que será integrada com o Terminal CIC”, diz comunicado da Coordenação, que continua: “O usuário desta linha pagará apenas uma passagem de R$ 3,30 e vai desembarcar dentro do Terminal CIC onde poderá se integrar as demais linhas sem a necessidade de pagar uma nova passagem”.

Na segunda-feira (13), usuários do transporte coletivo fecharam o local e vandalizaram ônibus e o terminal cobrando integração entre a cidade com Curitiba e uma tarifa menor. A estimativa é de que sete veículos tenham sido depredados.

Em consequência disso, a Comec anunciou uma nova linha de ônibus, que vai operar entre a cidade de Araucária e a capital a partir de quarta-feira (15). O objetivo é diminuir os transtornos que a população da cidade enfrenta após a desintegração financeira do sistema. O trajeto será entre a Câmara Municipal de Araucária até o Terminal da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

“O reajuste da tarifa tem causado impacto muito grande sobre a população”, afirmou o diretor da Comec, Omar Akel, após uma reunião ontem com a Plenária Popular pelo Transporte.

O estopim da revolta na segunda-feira (13) teria sido a instalação de uma cerca em volta do ponto da linha Ligeirinho-Curitiba, que aconteceu no fim de semana e pegou muitos de surpresa, impedindo que a população pulasse a catraca. Além disso, o cartão Urbs não está sendo mais aceito para quem pega ônibus de cidades da RMC para a capital, com exceção de créditos adquiridos antes de 6 de fevereiro, e também está gerando insatisfação de usuários do transporte público de outras cidade.

O conflito de ontem teve início por volta das 6 h, com uma pedra atirada em um ônibus. Com isso, a população fechou o terminal e tumulto cresceu em proporção. A PM começou a atuar por volta das 6h30 junto com a Guarda Municipal de Araucária para conter a situação, com uma linha de homens diante da entrada.

Pelo menos cinco ônibus em Araucária, na RMC, foram depredados por passageiros indignados com a mudança na forma de pagamento do transporte coletivo e o preço das tarifas. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

1 de 9

Pelo menos cinco ônibus em Araucária, na RMC, foram depredados por passageiros indignados com a mudança na forma de pagamento do transporte coletivo e o preço das tarifas.

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

2 de 9

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

3 de 9

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

4 de 9

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

5 de 9

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

6 de 9

A polícia teve dificuldades para conter os manifestantes no Terminal de Araucária. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

7 de 9

A polícia teve dificuldades para conter os manifestantes no Terminal de Araucária.

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

8 de 9

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

9 de 9

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.