• Carregando...

Quem passar pela Praça Rui Barbosa nesta quarta-feira (30) vai poder aproveitar para fazer testes rápidos de diagnóstico de Hepatite B e C. Uma tenda será montada no local e deve atender a população das 10h às 17h. A iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde (SESA) faz parte das ações do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado nesta segunda-feira (28). O teste consiste na coleta de uma gota de sangue que é exposta a um reagente. O resultado é imediato.

De acordo com a SESA, em 2013, o Paraná registrou 1.821 novos casos de hepatite B e 939 de hepatite C. Os números são maiores que em 2012, quando foram 1.733 do tipo B e 923 do tipo C. A maior incidência dos casos é nas regiões Oeste e Sudoeste.

O aumento no número de casos, de acordo com a Secretaria, é a melhoria no diagnóstico, com a implantação dos testes rápidos em todos os municípios do estado. Todo o processo é feito em cerca de 30 minutos e a pessoa já sai com o resultado e encaminhamento para tratamento, se necessário.

O superintendente em vigilância e saúde da SESA, Sezifredo Paz, alerta para a importância do diagnóstico precoce. "Um dos grandes problemas da Hepatite B e C é o diagnóstico tardio", explica. "Quando a pessoa descobre já está no estado avançado. É uma doença silenciosa", completa.

Sintomas e Prevenção

De acordo com Paz, entre os sintomas da Hepatite B e C estão o cansaço, a dor abdominal, enjoo, olhos e pele amarelados, fezes mais claras e urina mais escura.

Para prevenir as doenças é importante não compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes. As hepatites B, C e D também podem ser transmitidas por via sanguínea, principalmente por meio do sexo desprotegido.

Já no caso das hepatites A e E, o contágio ocorre por via fecal-oral, por conta de condições precárias de saneamento básico, falta de higiene pessoal e alimentos.

Vacina

Para hepatite B existe vacina. São três doses ofertadas gratuitamente nas unidades básicas de saúde para pessoas com até 49 anos, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais (civis, militares e rodoviários), doadores de sangue, profissionais do sexo, coletores de lixo e outros grupos de risco.

Hepatite A

O Ministério da Saúde comunicou na manhã desta terça-feira (29) a inclusão da imunização contra a Hepatite A no Calendário Nacional da Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de setembro, as unidades de saúde também vão disponibilizar a vacina. Ela será aplicada em crianças com idade entre 12 e 24 meses. A meta do governo federal é atingir 95% do público-alvo, formado por 2,9 milhões de crianças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]