Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rua Riachuelo

Teto de prédio histórico desaba no Centro de Curitiba

Estrutura estaria abandonada há cerca de seis anos. Prefeitura notificou proprietário para que faça reparos

Trecho na frente do prédio cujo teto desabou é interditado na Rua Riachuelo | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Trecho na frente do prédio cujo teto desabou é interditado na Rua Riachuelo (Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

Parte do teto superior de um prédio histórico de dois andares desabou no centro de Curitiba, por volta das 15 horas desta terça-feira (22). O imóvel fica na Rua Riachuelo, quase em frente à Praça Generoso Marques. Alguns estilhaços de vidro das janelas da fachada chegaram a cair na calçada no momento da queda, mas ninguém ficou ferido. Dentro do imóvel não havia ninguém morando ou trabalhando, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com os Bombeiros, o local foi isolado e o caso foi repassado para a Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), órgão da Secretaria de Urbanismo de Curitiba. Procurada, a secretaria informou que o prédio passou por uma vistoria do Cosedi, que verificou que somente a parte interna sofreu dados e não há riscos na parte externa para as pessoas que passam pela rua.

O proprietário do imóvel foi notificado pela Cosedi para que, segundo a secretaria de Urbanismo, realize reparos “imediatos” no imóvel. Apesar do pedido de urgência, na notificação não há prazo para que sejam realizadas melhorias na estrutura, informa a secretaria. Entretanto, caso o proprietário não cumpra as medidas requeridas pela prefeitura, ele receberá uma multa que varia de R$ 1.709 até R$ 3.440.

Ao lado do prédio está outra construção histórica, que passa por reparos e restauração por uma construtora que realiza obras para erguer outro edifício no terreno dos fundos dos dois imóveis históricos. A secretaria de Urbanismo diz que ainda não há informações sobre a causa do desabamento no prédio de dois andares e que isso será avaliado em uma análise que ainda será feita pelo Conselho Municipal de Urbanismo.

Na fachada do prédio que teve o teto comprometido, há uma placa com o nome Colégio Metropolitano. Segundo comerciantes que trabalham nas redondezas, o colégio funcionou por algum tempo no local, mas depois o imóvel foi vendido. Um comércio de roupas teria sido instalado no imóvel, mas, há cerca de seis anos, o local estava sem uso.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.