
Um dos personagens do primeiro capítulo da nova novela das seis da Rede Globo, Amor Eterno Amor, exibido ontem, foi interpretado por um maringaense. Só que não se trata de um ator, mas, sim, do tigre Tom, de 4 anos, que vive no Canil e Escola Emanuel, em Maringá.
Habituado às câmeras, o tigre já fez comerciais e até videoclipe de uma cantora brasileira, mas nunca tinha participado de uma novela. Na estreia de ontem, Tom contracenou com o ator mirim Caio Manhente, que interpreta o personagem principal da trama, Carlos Rodrigo, na infância o ator Gabriel Braga Nunes faz o papel na idade adulta. O menino tem o dom de se comunicar com animais, aptidão que é explorada em um circo pelo padrastro dele, Virgílio, interpretado por Osmar Prado.
Gravações
O proprietário do tigre e adestrador, Ary Marcos Borges da Silva, esteve nas gravações nos estúdios do Projac, no Rio de Janeiro, e auxiliou durante as filmagens. "Tenho de estar presente para acompanhar a cena. Treinei o ator para contracenar com o Tom, passei confiança e credibilidade para ele [Manhente], para os cinegrafistas e aos diretores", conta.
Durante o período em que esteve nas dependências da Globo, o tigre fez sucesso entre os famosos. "A Xuxa se apaixonou por ele. O Tom até nadou na piscina dela", lembra Silva. O animal retornou a Maringá e, por enquanto, não há previsão de novas filmagens.
Outra estrela
Além de Tom, a onça Aquilis também fará participação na trama. Apesar de não ter nascido nem vivido em Maringá, Aquilis deve se mudar para a cidade paranaense para ser treinada no mesmo canil. "A onça é de um amigo meu e já gravou 18 capítulos da novela. Ele [o animal] deve vir para Maringá treinar comigo porque deve continuar a gravar a novela", conta. "Aquilis será o melhor amigo de Carlos Rodrigo [protagonista]."
A onça vem para Maringá porque o canil é referência nacional no treinamento de animais silvestres. "Aqui tenho estrutura e métodos de treinamentos específicos. A onça vem para cá e, quando estiver preparada, deve voltar para o Rio de Janeiro para gravar o restante da novela", diz Silva. O canil existe há mais de 20 anos e no local vivem 12 tigres, 2 leoas e, aproximadamente, 70 cães.



