Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transporte coletivo

Traçado do metrô não vai mudar com pesquisa de origem-destino, diz Fruet

Trajeto estabelecido já teria demanda garantida e por isso não será alterado pela pesquisa que mede necessidades de transporte na capital. Ao mesmo tempo, Comec faz pesquisa semelhante na RMC

Apesar de constar no projeto original do metrô de Curitiba, a pesquisa de origem-destino, que deve ser iniciada este ano, não vai influenciar o trajeto que já foi estabelecido para a primeira linha da capital. Segundo o prefeito Gustavo Fruet (PDT), o percurso ligando a CIC Sul ao Terminal do Cabral já teve a sua "demanda justificada" no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da obra e por isso não dependeria do resultado de um estudo posterior.

"A escolha do traçado do metrô, inclusive, é um dos fatores para que o investidor tenha garantia de que num prazo de 30 anos ele terá uma demanda a ser atendida", disse Fruet durante audiência pública sobre a minuta do metrô na tarde desta quarta-feira (15) [leia mais sobre a audiência ao lado].

A pesquisa de origem-destino mede as necessidades de locomoção dos moradores de uma cidade em relação ao transporte público e a veículos particulares. A ideia final é que as locomoções sejam feitas com mais eficiência, aliviando o tráfego e adaptando o sistema de transporte coletivo de modo que ele seja realmente uma opção para que as pessoas deixem o veículo individual em casa.

Esse tipo de pesquisa é comum em outras grandes cidades do mundo, como São Paulo - que realiza uma a cada 10 anos - e Nova York. Será a primeira vez que o levantamento será feito em Curitiba, apesar de ser prometido há anos.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, afirmou, no mesmo evento, que a pesquisa vai impactar "toda a rede de transporte, inclusive o metrô", mas não o traçado. No entanto, ele não quis dar prazos para o lançamento do levantamento. O Ippuc informou, apenas, que ela deve sair ainda este ano e o projeto ainda está em fase anterior à licitação, e que terá o custo estimado de R$ 6 milhões.

Outra pesquisa na região metropolitana

De responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), deve ser iniciada no próximo mês uma pesquisa de origem-destino feita na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) com resultado semelhante à anunciada pela prefeitura da capital. O levantamento, porém, vai levar em consideração apenas usuários de ônibus de linhas metropolitanas, de modo a identificar o modelo de concessão para o sistema.

Os questionários serão feitos somente em terminais e estações tubo, enquanto o levantamento de Curitiba deve ser feito em residências, de modo a levar em consideração as necessidades dos usuários de transporte individual.

O objetivo é verificar quais as necessidades dos usuários metropolitanos e adaptar linhas e itinerários. Também é interesse do estudo verificar qual é o custo real da integração do transporte da capital com a região metropolitana – um benefício que, nos últimos anos, dependeu de subsídios do governo e da prefeitura para que o preço da passagem não subisse em demasia.

Segundo Jota Camargo, ex-prefeito de Colombo e um dos dirigentes da Comec, a ideia é que haja uma "troca de dados" com a prefeitura, já que as duas pesquisas analisarão pontos muito parecidos. A pesquisa da Comec já foi licitada e custará R$ 1,5 milhão.

O estudo será feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em convênio firmado com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano do governo estadual ainda em novembro do ano passado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.