• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Embora ainda faltem alguns dias para chegar a data certa de montar a árvore de Natal – que dá a largada para as “comemorações dezembrinas” – Curitiba já está mergulhada em clima de ho-ho-ho. Basta dar uma passeada pela capital à noite e ver as centenas de lâmpadas e decorações que cercam casas, prédios e shoppings. Mas quem vive na cidade sabe que ainda está faltando alguma coisa: as tradicionais feiras natalinas, que, para alimentar as boas novas, chegam já na próxima semana.

Será na quarta-feira (23) que a prefeitura abre as feirinhas das praças Osório e Santos Andrade. Destacadas como uma das mais concorridas do calendário da cidade, a Feira Especial de Natal deste ano oferece, ao todo, 74 espaços para barracas (60 na Osório e outras 14 em frente ao prédio histórico da UFPR). Além de uma alternativa aos corredores lotados dos centros comerciais, esses espaços também concentram muitos objetos natalinos e comida boa, desde culinária local a produtos comercializados por apicultores.

10 mil crianças aguardam um presente de Natal na campanha “Papai Noel dos Correios”

Leia a matéria completa

O horário de funcionamento será entre 10h e 22h de segunda à sábado, e entre 14h e 19h aos domingos. As feiras duram exatamente um mês e serão encerradas no dia 23 de dezembro.

Feira de Santa Rita

A Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia também já tem data marcada para a tradicional Feira de Santa Rita, que chega a sua 34.ª edição neste ano. O evento, que começou em um pequeno espaço na Praça Osvaldo Cruz e hoje é realizado no pavilhão Expo Renault Barigui, no Parque Barigui, ocorre nos dias 2, 3 e 4 de dezembro.

Apontada como o carro-chefe das arrecadações que ajudam a manter a entidade, a feira oferece, principalmente, produtos confeccionados nas 18 oficinas mantidas pela associação. Mas também há barracas de comerciantes externos e ainda de outras instituições, como Afece e Apae.

Por isso, é possível encontrar de tudo um pouco por lá: peças natalinas, semijoias, artesanatos e uma grande praça de alimentação. Serão 146 barraquinhas, sendo 26 apenas na área de gastronomia.

“O objetivo da associação é ajudar aqueles que mais precisam. E, nesse ano, com a crise, nossa demanda aumentou muito”, ressalta Regina Ravedutti Marques, uma das organizadoras do evento. “E há muito tempo essa feira é a nossa principal fonte de recurso. Ainda bem que o povo curitibano responde muito bem a esse chamado”, completa a organizadora.

Nos dias 3 e 4 de dezembro a feira funciona das 10h às 22h. Já no dia 2, uma sexta-feira, as barraquinhas abrem às 14h e fecham às 22h. A entrada é franca.

Região Metropolitana

Quem quiser também pode comemorar o mês natalino na região metropolitana. A Casa do Papai Noel de São José dos Pinhais, que chega neste ano a sua 18.ª edição, abrirá ao público em 29 de novembro. Uma ampla programação cultural acompanha o evento, que vai até o dia 23 de dezembro.

Segundo informações da prefeitura do município, a Casa do Papai Noel deve receber 100 mil visitantes, muitos deles crianças. Isso porque o evento traz várias apresentações voltadas para o público infantil, entre elas “O Natal da Frozen” e “O Natal da Peppa Pig”. Além disso, escolas públicas e privadas podem marcar visitas para os alunos mediante agendamento pelo telefone (41) 3381-5812.

Localizada no Parque da Fonte (Rua Almirante Alexandrino, 1.410/ Afonso Pena), a Casa do Papai Noel ficará aberta segunda a sexta-feira, das 18h às 22h30. Aos sábados e domingos os portões estarão abertos a partir das 17h. A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura de São José dos Pinhais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]