• Carregando...

Operação Aquário da Polícia Federal prende três homens que teriam ligação com traficante Abadia

Cocaína apreendida em Paranaguá será incinerada nesta tarde em Rio Branco do SulAs quase quatro toneladas de cocaína que foram apreendidas na quinta-feira (5) no Terminal de Contêineres de Paranaguá, no litoral do Paraná, serão incineradas às 17 horas desta sexta-feira (6), nos fornos de uma empresa de cimentos de Rio Branco do Sul, região metropolitana de Curitiba. Toda a droga foi trazida ainda durante a manhã à sede da Superintendência Regional da PF no Paraná, no bairro Santa Cândida, na capital, de onde irá para a incineração.A pesagem da carga, que foi apreendida durante a tarde, só foi concluída durante a noite pela PF. Exatamente 3.778 quilos da droga estavam escondidos no meio da carga de madeira, em cinco contêineres, que seriam encaminhados para a Romênia, no leste europeu. Segundo o agente Marcos Koren, da Comunicação Social da PF, o pedido para queimar a cocaína foi encaminhado à Justiça ainda na manhã desta sexta-feira para evitar a necessidade de manter a droga sob custódia da PF por muito tempo. "Teríamos que deslocar policiais exclusivamente para garantir a segurança do local. A Justiça Federal entendeu nossa urgência e atendeu nosso pedido rapidamente", diz.Leia a matéria completa

Três homens, entre eles dois colombianos, foram presos na manhã desta sexta-feira (6), em Curitiba, acusados de integrar uma quadrilha ligada a crimes de lavagem de dinheiro e tráfico internacional de drogas, que teria indícios de ligação com o traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia. As prisões aconteceram no âmbito da Operação Aquário, deflagrada pela Polícia Federal (PF), em cinco estados brasileiros.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão e 24 de busca e apreensão nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Roraima. As intenções da quadrilha no país, de acordo com a polícia, eram lavar dinheiro do narcotráfico por meio da compra de bens como veículos; e adquirir aeronaves para o transporte de drogas e dinheiro entre países da América do Sul e África; Europa, América Central, México e Estados Unidos.

Segundo a PF, os dois colombianos presos em Curitiba estavam em um hotel da cidade, enquanto o terceiro, que seria piloto aeronáutico, foi encontrado na própria residência. Ainda durante a operação, um jato de passageiros que estava estacionado na pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, foi apreendido pelos policiais. Ainda de acordo com a PF, a aeronave permanecerá no aeroporto, mas à disposição do juízo da 6ª Vara Federal de São Paulo.

O principal suspeito da polícia na operação, Jorge Rincon-Ordonez, também é investigado nos Estados Unidos, onde tem mandado de prisão por conspiração para importar cocaína, conspiração com intenção de distribuição de substância controlada, posse e importação de substância controlada e conspiração para lavagem de dinheiro. A polícia informa que os Estados Unidos já haviam inclusive preparado um mandado provisório de captura do suspeito junto ao governo colombiano.

Além de bens apreendidos, a PF identificou e existência de contas no exterior com cerca de 500 milhões de dólares. Os três presos deverão ser encaminhados para São Paulo, onde está o comando das investigações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]