
Um acidente com o bondinho turístico que liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão, em São Paulo, provocou a morte de três mulheres, uma delas grávida. Segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, 44 pessoas ficaram feridas na noite de sábado.
Conforme o governo do estado de São Paulo, que administra a Estrada de Ferro de Campos do Jordão, o bondinho descarrilou por volta das 18h30 e caiu numa ribanceira, depois de ter saído de Campos do Jordão para Pindamonhangaba. As causas do acidente, que ocorreu na altura do km 26, em Santo Antônio do Pinhal, ainda estão sendo investigadas.
Como o local é de difícil acesso, os bombeiros montaram uma base às margens da Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) para ajudar no resgate às vítimas. Entre as pessoas mortas no acidente estava uma guia de turismo que trabalhava para a estrada de ferro. Das três vítimas, duas morreram no local do acidente e uma num hospital.
Inicialmente, os feridos foram levados para o Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, para o Pronto-Socorro de Campos do Jordão e para o Pronto-Socorro de Pindamonhangaba. Porém, várias já tiveram alta e outras foram transferidas. O governo do estado não soube informar quantos feridos estão em estado grave.
Sindicância
A velocidade média do bondinho é de 15 km/h a 25 km/h, mas não se sabe em qual velocidade ele seguia no momento do acidente. Na noite de sábado, o diretor-presidente da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, Ayrton Camargo, ordenou a abertura de uma sindicância para apurar as causas do acidente. Camargo, e o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, passaram a noite na região do acidente.
Durante a sindicância, que deve durar um mês, o bondinho não funcionará. O governo do estado cogita pedir a ajuda do Exército para mover o bondinho do lugar.
De acordo com fontes do governo do estado, a manutenção do bondinho é feita com regularidade. Porém, a direção da estrada de ferro apura quando foi feita a última vistoria e como ela foi realizada.
Em nota, a Estrada de Ferro Campos do Jordão lamentou o acidente. "A empresa lamenta profundamente o ocorrido e está prestando toda a assistência às vítimas e a seus familiares", diz o comunicado. O bondinho opera o trecho de cerca de 50 km entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão há 98 anos.



