• Carregando...
Decisão judicial impede entrada de veículos no parque | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Decisão judicial impede entrada de veículos no parque| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

Os vereadores de Foz do Iguaçu aprovaram nesta quinta-feira (2) a realização de uma audiência pública para tratar da restrição à entrada de táxis, vans e ônibus de turismo ao Parque Nacional do Iguaçu, marcada para o dia 17, às 19 horas, na Câmara Municipal. Trabalhadores e empresas do setor aguardam a decisão sobre os recursos que pedem a suspensão das novas regras de transporte de visitantes no interior da reserva.

De acordo com a liminar assinada pelo juiz federal Rony Ferreira no dia 2 de junho, o transporte de turistas no Parque Nacional do Iguaçu só poderá ser feito pela concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. Já os hóspedes do Hotel das Cataratas serão transportados por veículos contratados pelo próprio estabelecimento. Veículos de funcionários e de fornecedores continuam com passe livre.

A mudança afeta cerca de 3 mil taxistas, motoristas e guias de turismo que atuam na região e que até então podiam transitar com os visitantes pela reserva. Estima-se que 20% dos turistas prefiram o transporte alternativo aos ônibus mantidos pela concessionária que explora o atrativo. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 1 mil.

Na quarta-feira (1°), primeiro dia da nova regra, 350 trabalhadores do turismo bloquearam a rodovia de acesso ao parque durante toda a manhã em protesto. "Isto está manchando a imagem da cidade. Vamos lutar para reverter esta situação", comentou o presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu e Municípios da Costa Oeste, Sidnei dos Reis.

Uma alternativa para acabar com o impasse iniciado em 2009 - quando uma onça pintada foi atropelada - proposta pela comissão que representa os transportadores seria limitar o acesso apenas a veículos cadastrados, conforme já prevê o Plano de Manejo, documento que lista as regras para a manutenção e preservação da unidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]