• Carregando...

Três municípios paranaenses decretaram situação de emergência, nesta segunda-feira (14), em razão dos fortes temporais que caíram no estado na semana passada. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, as prefeituras de Santo Antônio do Sudoeste (Sudoeste), Prudentópolis (Centro-Sul) e General Carneiro (Sul) haviam dado início ao processo logo após as fortes chuvas e, após levantamento, a situação de emergência foi decretada.

Com isso, as cidades podem receber recursos mais rapidamente dos governos estaduais e federais. Os temporais da semana passada atingiram 58 cidades paranaenses. Pelo menos 2,5 mil pessoas já deixaram suas casas no estado.

Estragos no Sul

Em toda a Região Sul do país, mais de 18 mil pessoas tiveram que deixar suas casas por causa das chuvas que atingiram Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná nos últimos dias. Em Santa Catarina, onde a situação é mais grave, 70 cidades estão em situação de emergência.

Entre a noite de segunda-feira (7) e a madrugada de terça (8), fortes ventos e chuva atingiram o estado. Em Guaraciaba (SC), quatro pessoas morreram. O município decretou estado de calamidade pública. O município de Praia Grande (SC) também registrou uma morte em decorrência das chuvas. De acordo com a Defesa Civil, no estado, aproximadamente 12 mil pessoas estão desabrigadas (saíram de casa e foram para abrigos públicos) ou desalojadas (seguiram para a casa de parentes ou amigos).

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, na quinta-feira (10), o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, decretou situação de emergência em todos os municípios atingidos pela chuva. Na data, eram 65 cidades. Até esta segunda-feira (14), mais cinco cidades emitiram o decreto municipal de emergência. Outros estados

No Rio Grande do Sul, 13 cidades estão em situação de emergência e pelos menos duas pessoas morreram. De acordo com a Defesa Civil, são mais de 2,5 mil pessoas desabrigadas e 2,1 mil desalojadas. A Região Metropolitana de Porto Alegre é uma das mais atingidas. Segundo a Defesa Civil, os rios começam a baixar, mas há alagamentos em muitas cidades. Na capital, a região das ilhas do Guaíba é a mais afetada.

Diferenças

Situação de emergência é decretada quando os danos são suportáveis e superáveis pela população, mas com o reconhecimento da situação crítica. Estado de calamidade é quando a situação oferece risco de segurança para os moradores envolvidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]