Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chuva

Três cidades do Paraná decretam situação de emergência

Os temporais da semana passada atingiram 58 cidades paranaenses. Pelo menos 2,5 mil pessoas já deixaram suas casas no estado

Três municípios paranaenses decretaram situação de emergência, nesta segunda-feira (14), em razão dos fortes temporais que caíram no estado na semana passada. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, as prefeituras de Santo Antônio do Sudoeste (Sudoeste), Prudentópolis (Centro-Sul) e General Carneiro (Sul) haviam dado início ao processo logo após as fortes chuvas e, após levantamento, a situação de emergência foi decretada.

Com isso, as cidades podem receber recursos mais rapidamente dos governos estaduais e federais. Os temporais da semana passada atingiram 58 cidades paranaenses. Pelo menos 2,5 mil pessoas já deixaram suas casas no estado.

Estragos no Sul

Em toda a Região Sul do país, mais de 18 mil pessoas tiveram que deixar suas casas por causa das chuvas que atingiram Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná nos últimos dias. Em Santa Catarina, onde a situação é mais grave, 70 cidades estão em situação de emergência.

Entre a noite de segunda-feira (7) e a madrugada de terça (8), fortes ventos e chuva atingiram o estado. Em Guaraciaba (SC), quatro pessoas morreram. O município decretou estado de calamidade pública. O município de Praia Grande (SC) também registrou uma morte em decorrência das chuvas. De acordo com a Defesa Civil, no estado, aproximadamente 12 mil pessoas estão desabrigadas (saíram de casa e foram para abrigos públicos) ou desalojadas (seguiram para a casa de parentes ou amigos).

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, na quinta-feira (10), o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, decretou situação de emergência em todos os municípios atingidos pela chuva. Na data, eram 65 cidades. Até esta segunda-feira (14), mais cinco cidades emitiram o decreto municipal de emergência. Outros estados

No Rio Grande do Sul, 13 cidades estão em situação de emergência e pelos menos duas pessoas morreram. De acordo com a Defesa Civil, são mais de 2,5 mil pessoas desabrigadas e 2,1 mil desalojadas. A Região Metropolitana de Porto Alegre é uma das mais atingidas. Segundo a Defesa Civil, os rios começam a baixar, mas há alagamentos em muitas cidades. Na capital, a região das ilhas do Guaíba é a mais afetada.

Diferenças

Situação de emergência é decretada quando os danos são suportáveis e superáveis pela população, mas com o reconhecimento da situação crítica. Estado de calamidade é quando a situação oferece risco de segurança para os moradores envolvidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.