Um assalto frustrado a carro-forte acabou em tiroteio, no início da tarde de ontem, em uma das ruas mais movimentadas de Curitiba, no bairro Mercês. Três pessoas ficaram feridas, entre elas dois seguranças que foram encaminhados ao Hospital do Trabalhador um deles em estado grave.
Foi a terceira tentativa de assalto ao sistema bancário nesse mês em Curitiba. Na semana passada, cinco homens tentaram arrombar com uma furadeira um caixa eletrônico do Banco do Brasil, na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Dias antes, três homens armados invadiram uma agência da Caixa Econômica Federal, renderam funcionários e clientes e levaram o dinheiro dos caixas.
A ação de ontem começou por volta das 13h30, quando o furgão de transporte de valores da empresa TGV parou em frente à agência do HSBC, na esquina da Avenida Manoel Ribas com a Rua Desembargador Motta.
Segundo a assessoria de imprensa do banco, uma operação rotineira era feita no momento. Três seguranças faziam a escolta de malotes que saíam da agência quando foram surpreendidos pelos bandidos. "Eles estavam em um Mondeo preto (placa AMV-1373), com vidro fumê. Esperavam por mais de uma hora apenas com uma parte do vidro aberto", conta um comerciante que pediu anonimato. "Era uma situação suspeita porque não conseguíamos ver quem estava dentro", relata.
A testemunha conta que viu um homem armado e com capuz amarelo sair do carro e começar a atirar contra os vigilantes. Outros dois também foram vistos saindo do carro. "Eles estavam muito bem armados e vestiam roupas azuis marinho. Pareciam seguranças também", recorda Isaura Postai, que também presenciou o fato. A polícia encontrou cápsulas de fuzil e pistola.
No tiroteio, o vigilante João Batista Barbosa, 40 anos, deu cobertura aos colegas. Os outros seguranças deixaram o local no carro-forte, com todos os malotes, abandonando Barbosa com um tiro na cabeça e outro no braço no meio da rua. "O que mais me deixou triste foi que o rapaz foi abandonado ferido. Nós prestamos os primeiros-socorros até que o Siate chegasse", afirma Isaura. A empresa foi procurada para comentar a atitude em relação a Barbosa, porém não retornou a ligação.
Barbosa e o segurança Celso Carlene, 45 anos, baleado no braço e levado no carro-forte, foram encaminhados ao Hospital do Trabalhador. Carlene já teve alta e Barbosa foi submetido a cirurgia no abdôme e está em estado grave.
O Mondeo foi abandonado próximo do Bosque João Paulo II, no Centro Cívico. O carro foi encontrado com o vidro do motorista estilhaçado e muito sangue, o que indica que pelo menos um bandido ficou ferido teria levado um tiro no pescoço. O Mondeo foi roubado na noite de domingo em São José dos Pinhais.
O grupo fugiu em direção a Almirante Tamandaré com o veículo Focus AKZ-0186 de uma mulher que estava próxima ao parque. No final da tarde o carro foi encontrado em Colombo.



