Por meio de sua delegacia especializada na repressão a crimes ambientais, a Polícia Federal (PF) prendeu, na quinta-feira (25), três pessoas na região de União da Vitória, no Sul do estado. As prisões foram efetuadas em continuidade da Operação Angustifolia, deflagrada em maio do ano passado, com o objetivo de coibir o desmatamento na região Sul do Paraná.
Entre os presos, estão o gerente e o motorista da empresa Cavapar Indústria e Comércio de Madeira, de propriedade do prefeito de General Carneiro, Ivano Dachari, que já havia sido preso pela operação. A ação foi executada em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e Força Verde.
De acordo com a PF, as equipes da operação foram até a madeireira, onde localizaram um caminhão carregado com 11 toneladas de araucária, espécie protegida por legislação ambiental.
Como o motorista não soube explicar a origem da madeira, os policiais localizaram o gerente da Cavapar, que apresentou notas ficais. Entretanto, após análise, as equipes constataram que a documentação era "fria".
Até esta sexta-feira (26), além das prisões, a Operação Angustifolia resultou em mais de R$ 400 mil em multas e na apreensão de três caminhões carregados com madeira extraída ilegalmente.



