Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação Angustifolia

Três são presos por crimes ambientais em União da Vitória

Dois dos detidos eram funcionários de empresa que pertence ao prefeito de General Carneiro, que já havia sido preso pela PF

Prisões são reflexo da Operação Augustifolia, deflagrada em maio de 2009 | Polícia Federal
Prisões são reflexo da Operação Augustifolia, deflagrada em maio de 2009 (Foto: Polícia Federal)

Por meio de sua delegacia especializada na repressão a crimes ambientais, a Polícia Federal (PF) prendeu, na quinta-feira (25), três pessoas na região de União da Vitória, no Sul do estado. As prisões foram efetuadas em continuidade da Operação Angustifolia, deflagrada em maio do ano passado, com o objetivo de coibir o desmatamento na região Sul do Paraná.

Entre os presos, estão o gerente e o motorista da empresa Cavapar Indústria e Comércio de Madeira, de propriedade do prefeito de General Carneiro, Ivano Dachari, que já havia sido preso pela operação. A ação foi executada em conjunto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e Força Verde.

De acordo com a PF, as equipes da operação foram até a madeireira, onde localizaram um caminhão carregado com 11 toneladas de araucária, espécie protegida por legislação ambiental.

Como o motorista não soube explicar a origem da madeira, os policiais localizaram o gerente da Cavapar, que apresentou notas ficais. Entretanto, após análise, as equipes constataram que a documentação era "fria".

Até esta sexta-feira (26), além das prisões, a Operação Angustifolia resultou em mais de R$ 400 mil em multas e na apreensão de três caminhões carregados com madeira extraída ilegalmente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.