Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Questão agrária

Três sem-terra são presos durante reintegração

Campo Mourão – Três sem-terra foram presos por porte ilegal de armas, ontem, durante a retirada de cerca de 300 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) da Fazenda Casa de Pedra, em Nova Tebas, na Região Centro-Oeste do estado. Cerca de 500 policiais militares, com 40 viaturas da Rotam e da Força Verde, participaram da operação, que durou seis horas.

Os três presos, que não tiveram os nomes divulgados, foram encaminhados à delegacia de Nova Tebas. Segundo o proprietário da fazenda (de 317 alqueires), Murilo Junqueira, a propriedade estava em processo de venda ao Banco da Terra quando foi ocupada no dia 7 de julho. "Como esse processo é um pouco lento e havia particulares interessados na compra, os integrantes do MST acabaram ocupando a fazenda." Conforme Junqueira, dois dias após a entrada dos sem-terra, o pedido de reintegração foi autorizado pela Justiça. Junqueira afirmou que na fazenda havia cerca de 900 cabeças de gado e que alguns deles foram mortos pelos integrantes do MST, no dia da ocupação. "Com a retirada das famílias será feito um levantamento para saber o que foi danificado e quantos animais foram mortos." As famílias retiradas pacificamente da propriedade foram levadas ao assentamento Sete Mil, que fica próximo ao local ocupado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.