• Carregando...
A conclusão das pistas da Avenida Rui Barbosa, sob a Avenida das Torres, deve ser entregue somente em agosto | Divulgação
A conclusão das pistas da Avenida Rui Barbosa, sob a Avenida das Torres, deve ser entregue somente em agosto| Foto: Divulgação

As pistas da trincheira da Avenida das Torres, no cruzamento com a Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, serão parcialmente liberadas amanhã, por volta das 15h30, depois de quase 13 meses de obras. O investimento para a construção de quatro quilômetros de trincheira foi de R$ 12 milhões. As obras foram divididas em duas partes: na parte superior está a continuação da Avenida das Torres e, na inferior, a da Avenida Rui Barbosa. Hoje serão liberadas as pistas de cima.

A outra parte da obra, que engloba a Avenida Rui Barbosa, deve ser finalizada em agosto. A prefeitura de São José dos Pinhais informa que, segundo levantamento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, 75% da obra já está concluída. A expectativa é que a obra desafogue o tráfego na região e melhore a ligação entre Curitiba e os municípios da região metropolitana com os outros estados da Região Sul do país e o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

O projeto faz parte do Pro­grama de Integra­­ção do Trans­­por­­te da Região Metro­­politana (PIT) e do plano de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. Além da trincheira, o terminal de passageiros de São José dos Pinhais, também do PIT, será inaugurado. As inaugurações serão feitas durante a sexta edição do Programa de Descentralização do Governo do Paraná.

Desvio

A partir das 9h30 de amanhã, os motoristas que passarem pela Avenida das Torres devem ficar atentos a um desvio que será feito no sentido Curitiba-São José dos Pinhais. Serão interditados 200 metros da Avenida das Torres, perto do Palácio Hyogo. No trecho, haverá um estreitamento das pistas e apenas quatro faixas estarão disponíveis para o tráfego nos dois sentidos. A mudança é para a construção da trincheira da Rua Chile, sob a avenida, que vai integrar o binário Chile-Guabirotuba, e deve durar três meses.

Agentes da Diretoria de Trân­sito de Curitiba (Diretran) estarão no local. Como o desvio vai começar a ser preparado amanhã pela manhã, a expectativa é que a alteração no tráfego comece a partir das 12 horas.

Com as obras de estaqueamento, que vão preparar o local para receber as estacas de sustentação da laje da trincheira, má­­quinas ocuparão parte da pista do sentido Curitiba-São José dos Pinhais. Por isso o trânsito será desviado para uma nova pista, construída sobre o canteiro central, e também vai usar uma faixa da outra pista para o tráfego rumo a São José dos Pinhais. O motorista que vem do município da região metropolitana não vai precisar alterar a rota, mas terá apenas duas pistas, em vez das três habituais.

Somente após a conclusão dessa parte das obras é que a prefeitura vai iniciar a escavação da trincheira. Diariamente, cerca de 30 mil veículos passam a cada hora pela Avenida das Torres nos horários de pico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]