
Uma espécie de ar-condicionado alternativo tentará reduzir a sensação de calor para quem precisa esperar o ônibus em dias de verão. As estações-tubo que serão implantadas na Linha Verde, onde ficava a antiga BR-116, contarão com o sistema, desenvolvido por técnicos da Escola Técnica Profissional. O "sistema evaporativo" serve para resfriar o ar e custará R$ 60 mil por unidade. Segundo a prefeitura de Curitiba, o valor é 40% do que o de um sistema de ar refrigerado tradicional.
O diretor da Escola Técnica Profissional, Alexandre Fernandes Santos, responsável pelo desenvolvimento do sistema, conta que desde os 12 anos trabalha com sistemas de refrigeração e que sempre pensou em melhorar, de alguma maneira, o ambiente térmico das estações-tubo. "Levei o protótipo para o Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e em 60 dias ele já estava sendo aprovado pela prefeitura", afirma.
Apesar de ser uma solução para os dias quentes, o sistema não tem o poder de aquecer o ambiente durante o inverno. De acordo com o professor de Conforto Ambiental do curso de Arquitetura da PUCPR, Alexandre Ton dos Santos, não há sistema capaz de manter o ambiente aquecido nas estações-tubo. "Para ter um ponto de ônibus que fosse aquecido, ele teria que ser fechado". Segundo o professor, a implantação do sistema é positiva. "É um grande passo. O calor incomoda as pessoas mais que o frio e o fato de poupar energia elétrica já é um avanço para o meio ambiente", diz.
A professora Sandra Godoy, de 55 anos, é usuária do transporte coletivo há mais de 20 anos e aprovou a iniciativa. "No verão, o calor aqui dentro do tubo é muito grande e o ar fica abafado, muito ruim". O cobrador de ônibus Jocimar Alvez de Oliveira, de 52 anos, passou o último verão trabalhando na estação-tubo da Praça Eufrásio Correia, e também ficou satisfeito com a notícia. "A gente sofre muito com o calor e com o sol, que é muito forte no meio do dia".
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o novo sistema será adotado em todas as estações-tubo que forem inauguradas a partir de agora, e já está prevista a instalação do sistema de climatização em terminais como Cabral, Capão da Imbuia e Pinheirinho.
Como funciona
Um botão localizado no interior do tubo ativa o sistema, que tem como base um duto que capta o ar externo e faz com que ele passe por um climatizador. No local, há um filtro de papel e um reservatório de água, que mantém o filtro permanentemente umedecido. Ao passar por este mecanismo, o ar é resfriado e levado ao ambiente interno, onde chega com uma temperatura 7°C mais baixa do que aquela registrada no exterior.
O ar no interior das estações é renovado a cada 90 segundos e uma lâmpada de desinfecção fica permanentemente ligada e elimina as bactérias do ar externo, quando é sugado pelo duto. Os efeitos do sistema serão garantidos pela película que fará o revestimento interno nos vidros e pela colocação de um material isolante nas chapas de aço que formam a cobertura dos tubos.
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