Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ENVENENAMENTO

Tubulação de amônia rompe e mata trabalhador em Carambeí

Por causa do forte cheiro de amônia, cerca de 500 trabalhadores foram dispensados para evitar novas contaminações

O operário Cláudio Domingos Pavin morreu após o rompimento de uma tubulação de amônia na indústria de alimentos Perdigão, na cidade de Carambeí, nos Campos Gerais do estado. Ele estava trabalhando na manutenção dos tubos, no final da manhã desta segunda-feira (26), quando aconteceu o acidente. Cláudio teve queimaduras graves no rosto e morreu minutos depois, após ser atendido pela equipe de primeiros socorros da empresa e ser levado ao posto médico da cidade. O produto é utilizado para refrigeração.

O trabalhador tinha 51 anos e morava em Valinhos, São Paulo. Ele executava serviços para a empresa Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos, contratada pela Perdigão. Por causa do forte cheiro de amônia, cerca de 500 trabalhadores foram dispensados para evitar novas contaminações.

A Brasil Foods, proprietária da Perdigão, divulgou nota nesta tarde. Segundo a empresa, "todos os procedimentos de emergência e contingência foram realizados, de forma que nenhum outro incidente, envolvendo pessoas, foi constatado". Ainda conforme a nota, será realizado um inquérito administrativo para apurar as circunstâncias da ocorrência, "uma vez que existe todo um protocolo para esse tipo de atividade".

Segundo o delegado em Carambeí, Marcus Vinícius Sebastião, a Polícia Civil irá abrir inquérito para investigar as circunstâncias do acidente de trabalho. Nesta terça (27) será realizada uma perícia no local. "Por enquanto as informações são superficiais. Precisamos verificar se havia equipamentos de segurança e vamos investigar", afirma.

Os sistemas de refrigeração por amônia consistem de uma série de vasos e tubulações interconectados, que comprimem e bombeiam o gás para um ou mais ambientes, com a função de resfriá-los. O contato com o produto ocasiona queimaduras, pois a função da amônia é absorver o máximo possível de calor do ambiente e dos produtos que estiverem no local.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.