
FOZ DO IGUAÇU - O dia ensolarado e a temperatura agradável motivaram os turistas a lotar o Parque Nacional do Iguaçu nesta Sexta-Feira Santa. O feriadão de Páscoa é tradicionalmente o mais movimentado do ano na fronteira. Além da beleza, a vazão das Cataratas do Iguaçu, quase metade da média de 1,5 milhão de litros de água por segundo, também chamou a atenção dos visitantes.
Até domingo, a administração da unidade espera receber cerca de 30 mil pessoas, marca um pouco menor que o recorde registrado no ano passado, quando mais de 33 mil brasileiros e estrangeiros reservaram o final de semana prolongado - que teve início na quinta-feira (21 de abril) com o feriado de Tiradentes - para contemplar o maior conjunto de quedas dágua do planeta. Cerca de oito mil turistas e moradores da região haviam entrado no parque até o início da tarde. No ano passado, durante toda a sexta-feira, foram registrados 16.672 ingressos, recorde de visitação em um único dia. No primeiro trimestre, a unidade contabilizou 424.530 ingressos, aumento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2011.
Para garantir comodidade e evitar longas filas, a administração reforçou a estrutura de visitação da reserva, a segunda mais procurada pelos turistas em todo o país, atrás apenas do Parque da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde está a estátua do Cristo Redentor. No total, 26 ônibus o dobro do normal - fazem o transporte dos turistas do portão às quedas dágua. E, mais bilheterias foram abertas.
Hotelaria e compras
Movimento grande também na hotelaria. Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, até a semana passada, a ocupação média chegava a 81%. Em alguns dos 28 meios de hospedagem consultados, as reservas para o feriado foram esgotadas ainda no início do ano. Os hotéis de quatro estrelas concentram a maior procura, com 88% dos apartamentos reservados, seguidos dos de duas (84%), três (79%) e cinco estrelas (73%).
Com o comércio de importados de Ciudad del Este, no Paraguai, fechado em razão do feriado, além do Parque Nacional do Iguaçu, a reserva do lado argentino, o Parque das Aves e o Completo Turístico da Usina de Itaipu devem ser os atrativos mais procurados da fronteira nesta sexta.



