A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anunciou nesta semana que vai substituir a primeira fase dos vestibulares da instituição pelo resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda etapa, que é a das provas vocacionadas, vai ser mantida para o somatório da pontuação ou para o caso de ocorrer algum problema com o Enem. No último caso, somente a nota da etapa vocacionada será suficiente para o ingresso do aluno. A medida começa a valer no vestibular de inverno do ano que vem, ou seja, antes do próximo Enem realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, os vestibulares de inverno e de verão da UEPG são realizados em dois dias (domingo e segunda-feira) e a pontuação obtida no Enem pode representar um acréscimo de até 10% da média geral do vestibular. Com a mudança, o primeiro dia do vestibular, quando acontecem as provas de conhecimentos gerais, língua estrangeira e redação, será substituído pelo resultado do exame.
Preocupações
Representantes da Comissão Permanente de Seleção (CPS) explicaram as mudanças a diretores de escolas e cursinhos preparatórios durante uma reunião ontem no câmpus de Uvaranas. A principal preocupação dos colégios é a de que quem não fez o exame até este ano não possa participar do vestibular de inverno, que está previsto para 15 de julho de 2011. O coordenador da CPS, professor Ivo Mário Mathias, lembrou, entretanto, que há possibilidade de que o MEC faça dois exames por ano a partir de 2012.
De qualquer forma, comentou Mathias, a UEPG vai aceitar os resultados dos exames realizados a partir de 2009. "O candidato vai pode escolher o Enem em que teve melhor pontuação para indicar para o somatório do concurso", acrescentou o coordenador. O resultado do Enem já é usado pela UEPG. "Já existe uma tendência de se usar o Enem nas universidades federais e agora as estaduais também estão usando o exame", completa Mathias.



