Uma pesquisa realizada pelo projeto "Conexões de Saberes", da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mostra que 10,7% dos alunos da instituição são de famílias com renda inferior a seis salários mínimos. Estes estudantes moram em bairros da periferia e os pais estudaram apenas até o ensino fundamental.
O objetivo do projeto Conexões de Saberes, uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), é fomentar as políticas para garantir o acesso e a permanência de alunos carentes na universidade. O projeto está completando um ano e realiza hoje o 1.° Fórum de Estudantes de Origem Popular.
Uma dessas ações começou a ser colocada em prática no início deste ano. O projeto selecionou 25 alunos para atuarem em uma comunidade popular. Todos os sábados, os bolsistas vão até o município de Cerro Azul para reforçar o estudo dos alunos da rede pública da cidade. "Este é o segundo ano de políticas afirmativas na UFPR e acreditamos que esses 10% de alunos carentes vão crescer ano a ano", diz a coordenadora-geral do Conexões de Saberes, Miriam Elizabeth Mendes Angelucci.
Serviço: 1.° Fórum de Estudantes de Origem Popular. Horário: 9 horas.Data: 12/08/06. Local: Anfiteatro 100 - 1.º andar do Edifício D. Pedro I - Rua General Carneiro, 460, Centro



