• Carregando...

O médico Ivo Pitanguy, pioneiro da cirurgia plástica no Brasil, recebeu ontem o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A homenagem foi concedida pela vasta atuação profissional e acadêmica do cirurgião e por sua contribuição no progresso da medicina.

Há cerca de 50 anos em atividade, o médico não é conhecido apenas por transformar rostos e corpos de estrelas do mundo todo. O trabalho humanista de Pitanguy tem um peso enorme em sua carreira, o que levou a UFPR a dedicar-lhe a homenagem. Mais respeitado profissional da cirurgia reparadora no Brasil, Pitanguy desenvolve trabalhos sociais com pessoas detentoras de deformidades congênitas ou vítimas de queimaduras de comunidades carentes no Rio de Janeiro.

Pitanguy avalia de forma positiva a evolução da cirurgia plástica no país. Mas, em tempo de pacotes de viagens que levam turistas a clínicas estéticas em Miami (EUA) e reality shows que transformam cirurgiões em celebridades, o médico condena a exploração mercadológica da especialidade. "A cirurgia plástica é um campo da medicina como qualquer outro. O interesse do profissional deve ser a felicidade e o bem-estar íntimo do paciente", diz.

Como professor e pesquisador, Pitanguy foi responsável pela formação de aproximadamente 500 cirurgiões plásticos no Brasil e no exterior. Publicou mais de 800 artigos científicos, 12 livros e é membro da Academia Brasileira de Letras. "Ensinar é aprender com os outros, e o conhecimento é fundamental para compreender o ser humano."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]