
As provas específicas da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos da instituição e também na página da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade). A correção individual começa hoje e será feita por cerca de 200 pessoas. De acordo com o professor Raul Von der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos, todas as provas serão corrigidas no mínimo duas vezes. "Há uma terceira revisão, caso as notas sugeridas pelos dois professores sejam muito díspares", explica. A divulgação do resultado final está prevista para o 6 de janeiro de 2012, depois do resultado do Enem, que deve sair até 4 de janeiro.Dos 10.246 candidatos que fariam as provas específicas da segunda fase, ontem, 851 faltaram. Os ausentes representam 7,96% do total. Para os que compareceram, a última prova do concurso deste ano ocorreu sem incidentes.
Os primeiros candidatos a deixarem o câmpus politécnico disseram que as provas tiveram nível médio de dificuldade. Candidato ao curso de Ciências Econômicas pela segunda vez, Wellington Pereira, de 20 anos, foi o primeiro a sair. Ele fez as provas específicas de História e Matemática e considerou que o nível estava "bom". "Uma pena que em História não caiu o que eu estudei", lamenta. A prova de História trouxe questões sobre a ascensão da mulher na política, comparou o período da Idade Média e o atual, incluiu o movimento das Diretas Já e o Plano de Metas "50 anos em 5", do ex-presidente Juscelino Kubitschek.
Ernando Damasceno, de 26 anos, também candidato a uma vaga de Ciências Econômicas, considerou a prova bem contextualizada. "As questões priorizaram quem tem uma boa visão de mundo e não tanto os conteúdos de apostilas de cursinho", opina.
Segunda chance
Para entrar na UFPR, o vestibular não é a única opção. Na maior parte dos cursos, 10% das vagas são reservadas para ingresso pelo Sisu/MEC. São 529 vagas para essa modalidade. O Sisu é o sistema do governo federal que seleciona candidatos a universidades públicas exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições do Sisu devem começar em janeiro, no site do programa, em data ainda a ser confirmada pelo MEC.
Os cursos na UFPR que não possibilitam o uso do Sisu para acesso à universidade são aqueles que exigem testes específicos como Arquitetura, Design e Música e que contam com o Processo Seletivo Estendido Matemática, Matemática Industrial e Estatística.



