• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem número recorde de inscritos. Nesta edição, são 58.934 candidatos que tiveram a inscrição homologada e concorrem a uma das 4.886 vagas na instituição. Esse é o maior número de inscritos da história da instituição – em 2014, quando também houve recorde, foram 57.068 candidatos.

O novo curso da universidade – de Medicina, em Toledo – foi o que atraiu mais vestibulandos para um campus fora da capital. A primeira turma terá 2.305 candidatos disputando 60 vagas.

Ao todo, a UFPR mantém 6.815 vagas para os cursos de graduação. Além das 4.886 vagas que podem ser disputadas no vestibular da UFPR, outra 1.929 estão disponíveis para quem optar apenas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que ocorre em janeiro, sob coordenação do Ministério da Educação (MEC). No processo seletivo da UFPR, metade das vagas será destinada para os candidatos que cursaram o ensino médio integralmente na rede pública. O novo sistema de cotas, determinado pelo Governo Federal na Lei 12.711, inclui as vagas destinadas a vestibulandos autodeclarados pretos, pardos e indígenas dentro dessa reserva.

Concorrência

A relação de candidato por vaga será divulgada apenas depois de 16 de outubro. Antes, os inscritos para o curso de Música devem realizar a prova de habilidade específica, que é anterior à primeira fase. O resultado dessa prova interfere na concorrência geral porque, caso não sejam aprovados, esses candidatos têm direito à segunda opção de curso na UFPR.

Datas

O vestibular da UFPR será realizado em duas fases. A primeira, em 8 de novembro, terá questões de conhecimentos gerais. Já a segunda, será feita em dois dias: 6 de dezembro, para a prova de compreensão e produção de textos, e 7 de dezembro, para os cursos que possuem provas específicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]