
A fachada do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, região central de Curitiba, está passando por uma reforma para a festa de aniversário dos 100 anos da instituição. Os engenheiros e arquitetos da universidade esperam terminar o trabalho antes do dia 19 de dezembro, data do centenário, para quando estão programados diversos eventos. "Apesar do tempo cruel de Curitiba, acreditamos que a fachada ficará pronta a tempo", afirma Paulo Krüger, pró-reitor de Administração da UFPR.
A restauração inclui o conserto de rachaduras, de partes soltas do revestimento e das esquadrias. A anterior cor bege está dando lugar ao branco, matiz original do edifício. "A pintura de fundo já foi iniciada e agora estamos fazendo testes com vários tons de branco para definir a cor definitiva", explica.
Além da construtora contratada para a reforma e do projeto realizado pelos profissionais da prefeitura da Cidade Universitária, a UFPR conta ainda com a consultoria de profissionais do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para pensar em mudanças na concepção de uso do edifício nos próximos anos. "O objetivo principal agora é preservar esse símbolo da cidade, que está sofrendo com a ação do tempo", diz o pró-reitor de Administração.
A universidade discute internamente um remanejamento de departamentos e pró-reitorias, mas nenhuma mudança está confirmada por enquanto. Uma das ideias é transferir setores que hoje funcionam no prédio histórico para outras unidades da instituição quando o câmpus Rebouças, em construção, estiver terminado. "Na Santos Andrade, o Setor de Ciências Jurídicas poderá ser ampliado e, futuramente, o prédio poderá abrigar também um local de convivência", antecipa Krüger.
A programação comemorativa do centenário para os próximos meses ainda não foi divulgada pela UFPR, o que deverá ocorrer em breve.



