• Carregando...
Professores alertam que o plantio não é recomendado em áreas urbanas. | Daniel Castellano / AGP
Daniel Castellano / AGP
Professores alertam que o plantio não é recomendado em áreas urbanas.| Foto: Daniel Castellano / AGP Daniel Castellano / AGP

Quem quiser celebrar o dia nacional da araucária, comemorado neste dia 24 de junho, plantando uma árvore-símbolo do Paraná tem a oportunidade de conseguir mudas distribuídas pela Universidade Federal do Paraná. No total, 1,5 mil unidades – com até dez meses e cerca de 40 centímetros – serão entregues à população. O limite é 20 exemplares por pessoa. A distribuição acontece das 8h30 às 12 h e das 13h30 às 17 h, no Departamento de Fitotecnia, na Rua dos Funcionários, 1.540, no Juvevê.

A araucária é uma espécie ameaçada de extinção. Também corre riscos a mata de araucária – que é a formação biodiversa com todas as espécies que se desenvolvem à sombra dos pinheirais. É o décimo ano em que a data é comemorada – foi instituída por lei em 2005. O professor Flávio Zanette, que se dedica há 30 anos às pesquisas para preservação da árvore, coordena a distribuição. No tamanho em que estão as mudas, não é possível saber se são machos ou fêmeas (somente as fêmeas produzem a semente: o pinhão).

Dicas

Se decidir pegar uma muda, avalie bem onde irá plantar. Zanette destaca que não é recomendado o plantio de araucária em áreas urbanas. Ela precisa de, no mínimo, cinco metros de raio livres para se desenvolver bem. “O pinheiro só vai bem em lugares ensolarados. Não adianta plantar no meio da mata fechada, à sombra. A árvore também não aceita solo úmido ou encharcado, mas pode ser até ácido ou pedregoso”, comenta. É preciso fazer uma cova com 50 centímetros de profundidade e com o mesmo tamanho de largura e comprimento. “É necessário preparar um berço, para os dois primeiros anos, que sejam os mais críticos para o desenvolvimento”, diz. O solo deve ser bem revirado.

Em março, a UFPR já havia distribuído 1,5 mil mudas. Neste ano, o projeto tem patrocínio da Risotolândia. Zanette conta que as árvores podem ser enxertadas para começar a produzir pinhões, em média, cinco anos mais cedo. Quem pegar a muda receberá folhetos com explicações sobre o plantio e a enxertia. A prefeitura de Curitiba informa que não recomenda o plantio em áreas públicas. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, há um planejamento dos locais a serem arborizados e das espécies mais adequadas. Como as raízes são profundas, a rede de gás, encanamentos e obras subterrâneas, como garagens e subsolos, devem ser consideradas. O plantio perto de redes elétricas e construções também não é recomendado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]