A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu destinar, já no próximo vestibular, 20% das vagas para alunos da rede pública de ensino do Rio. A medida foi aprovada na tarde de ontem, em votação apertada no conselho universitário da instituição. Foram 20 votos a favor do acesso por cotas e 18 contra.
Outros 40% das vagas serão disputados pela forma tradicional de ingresso, que prevê provas dissertativas e a participação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os 40% restantes serão distribuídos pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), controlado pelo Ministério da Educação e composto por alunos de todo o país que fizeram o Enem e optaram pelo mecanismo.
Só alunos de escolas municipais e estaduais do estado, além de alunos da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), poderão disputar a cota. Estudantes de escolas militares e federais mesmo os alunos do colégio da própria UFRJ não estão aptos a ingressar nas vagas reservadas para a rede pública.
Segundo a instituição, em aproximadamente um mês o conselho de graduação deve se reunir para detalhar as formas de acesso e definir as regras para a seleção 2001. A UFRJ oferece 8 mil vagas anuais. As inscrições devem começar em setembro.



