• Carregando...

Serviço:

Data: 08/11/2014

Horário: 10h às 16h

Local: Parque Barigui - próximo ao Restaurante Maggiore.

Denuncie maus-tratos:

Conforme determinação da Lei Municipal 13.908/2011, que define como crime o abandono e a prática de maus-tratos contra animais, equipes de fiscais da Rede de Proteção Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, realizam vistorias para verificação de denúncias de maus tratos.

Para denunciar alguma situação irregular, basta acessar o sistema 156 através do endereço www.central156.org.br ou pelo telefone 156. Em caso de constatação de irregularidades, a lei estabelece as seguintes sanções punitivas: advertência por escrito; multa simples; multa diária; apreensão de instrumentos, apetrechos ou equipamentos de qualquer natureza utilizados na infração; destruição ou inutilização de produtos; suspensão parcial ou total das atividades e sanções restritivas de direito.

Acontece nesse sábado (8), em Curitiba, a última edição de 2014 do evento Amigo Bicho, no qual aproximadamente 80 cães e gatos, filhotes e adultos, de porte, cor e pelagem variados, estarão disponíveis para adoção. Todos os animais são castrados, vacinados e microchipados.

A feira será realizada no Parque Barigui e conta com a participação de protetores independentes e ONGs de proteção animal. O projeto Amigo Bicho visa a sensibilização da população sobre o problema do abandono de animais e o incentivo à adoção responsável.

Quem tiver interesse em assumir um cãozinho ou gatinho, deve apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, além de assinar um termo de adoção. Veterinários e protetores estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre os cuidados com os animais.

Microchipagem

Para aqueles que já possuem um amigo de quatro patas, a feira oferece a microchipagem gratuita. Basta apresentar os mesmos documentos e a ficha de cadastro preenchida. Ela está disponível no site da Rede de Proteção Animal.

O procedimento de implantação é simples e realizado por um veterinário: o microchip é aplicado no dorso do animal, contendo um código único e todas as informações sobre o bicho e seu responsável. Não há necessidade de anestesia geral, dada a rapidez da aplicação e do tamanho diminuto do microchip.

Vale lembrar que o microchip não é rastreável, ou seja, não serve para apontar a localização de animais perdidos. Quando um animal microchipado é recolhido pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o código da peça permite localizar o cadastro do responsável pelo animal.

18,5 mil animais já foram microchipados

As ações promovidas pela Rede de Proteção Animal (RPDA) têm alcançado bons resultados: desde 2010, quando a divulgação da microchipagem começou, 18,5 mil animais receberam microchips gratuitamente. Só nos primeiros seis meses desse ano, foram cerca de 3,4 mil.

Outra atitude responsável, e ainda mais importante para o combate à proliferação de animais em condição de rua, a campanha de castração da RDPA, iniciada em 2013, já realizou cerca de 4,5 mil castrações desde então. Já as adoções garantiram um novo lar para 215 animais. "Esses números indicam uma sensibilização crescente quanto à adoção responsável e aos cuidados com os animais de estimação", avalia o zootecnista da SMMA, Edson Evaristo.

A microchipagem também beneficia animais que vivem nos terminais de ônibus da cidade e são alimentados e mantidos por funcionários, usuários ou pela comunidade local. Hoje, 28 cães residentes em 13 terminais são monitorados pela RDPA. A atenção à saúde do animal e a identificação é um incentivo à adoção: em 2013, dos 43 cães de rua que viviam pelos terminais e foram incluídos no programa, 15 conquistaram um novo lar.

No entanto, não são todos os animais de rua que recebem o microchip. A RDPA estima que Curitiba tenha aproximadamente 14 mil animais nessa condição. Para que eles sejam microchipados, alguém ou a comunidade local deve se responsabilizar pelos cuidados básicos, como ocorre com os cães dos terminais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]