• Carregando...
 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Depois do frio de semana gelado, os paranaenses vão precisar lidar com a chuva na última semana do inverno. As temperaturas devem subir gradativamente ao longo dos dias, mas não devem passar dos 25ºC. A primavera começa oficialmente no dia 23.

SLIDESHOW: Veja fotos do fim de semana gelado em Santa Catarina

Somente na segunda-feira (14) não será necessário abrir o guarda-chuva, mas o frio deve predominar entre a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral. Segundo o Simepar, isso acontece porque além do ar frio, a umidade relatividade do ar está elevada e, com isso, a sensação de desconforto é maior. Em Curitiba, a mínima prevista é de 8ºC e a máxima de 19ºC. Em Rio Negro e União da Vitória estão previstas as menores temperaturas do dia: 2ºC.

A partir de terça-feira (15), a chuva volta e deve ficar até o fim de semana, deixando o clima úmido e as temperaturas mais elevadas – mesmo assim, não devem passar dos 25ºC na capital. Segundo o meteorologista Fernando Mendes, um sistema de baixa pressão começa a se intensificar na altura do Mato Grosso do Sul e São Paulo e desce para o Paraná, formando áreas de chuva sobre o estado já a partir da madrugada de terça-feira (15); ao longo do dia, a chuva se espalha. Na quarta-feira (16), segundo previsão do Simepar, haverá temporais e trovoadas em todas as regiões do estado.

Frio

A tarde de domingo foi de sol em praticamente todo o Paraná, segundo o Simepar. Apesar do tempo firme, as temperaturas não passaram dos 20ºC. Na região entre o litoral e a Serra do Mar, no entanto, houve muita nebulosidade.

A madrugada deste sábado (12) foi gelada em Santa Catarina. Apesar da proximidade com a primavera, 14 municípios registraram temperatura negativa. Em Urupema, na Serra, fez -6,3 ºC, a temperatura mais baixa do ano, segundo Epagri/Ciram. À tarde com o aparecimento do sol a temperatura subiu, fez -3 °C.

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil. Segundo a prefeitura do município, as casas e os quintais amanheceram cobertos de branco, tamanha força da geada. No Morro das Torres, com cerca de 1.750 metros de altitude, as águas das cascatas congelaram antes de tocar o solo. Cidades próximas como Bom Jardim da Serra e São Joaquim, registraram -3,8°C.

  • Os campos ficaram brancos por causa da geada em Urupema
  • Em Urupema, foi registrada a menor temperatura do ano
  • A cidade de Urupema amanheceu coberta pela forte geada
  • Frio intenso ‘gelou’ São Joaquim
  • Em São Joaquim, até as flores congelaram
  • Os termômetros marcaram -3,8° C
  • No fim do inverno, frio chega com força em São Joaquim
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]