Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São Paulo

Um bairro inteiro será despejado em Sorocaba

O despejo foi determinado em ação movida por um empresário da cidade, dono das terras

Os 1,8 mil moradores do Jardim Santo André II, um bairro com 320 casas na zona norte de Sorocaba (SP), serão despejados domingo, 29, caso a prefeitura não consiga suspender uma ordem de reintegração de posse dada pela Justiça.

O despejo foi determinado pela juíza Adriana Faccini Rodrigues, da 2ª Vara Cível, em ação movida por um empresário da cidade, dono das terras. Os moradores, que já realizaram marchas e bloquearam ruas em protesto contra a decisão, prometem resistir ao despejo. A prefeitura encaminhou à juíza um pedido de suspensão da ordem por 90 dias, mas até a tarde de hoje não havia uma nova decisão.

A disputa judicial começou há 14 anos, quando moradores sem-teto invadiram o terreno, na margem do rio Sorocaba. O proprietário, Luiz Ramires, entrou com ação de reintegração de posse, mas os moradores propuseram um acordo. Eles formaram uma cooperativa e decidiram comprar os lotes. As casas foram construídas, mas os cooperados se tornaram inadimplentes. Em 2009, houve uma tentativa de desocupação da área.

Depois que oito famílias foram despejadas e suas casas destruídas, a Justiça acatou pedido de suspensão do despejo. No final do ano, a prefeitura declarou o bairro Área de Interesse Social (AIS), o que possibilitaria a desapropriação dos imóveis.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.