
Reencantar as crianças com brincadeiras simples pode ser um desafio para os pais. Apesar de tão acostumados a lidar com traquitanas tecnológicas, filhos pequenos podem ser instigados e se divertir muito construindo os próprios brinquedos.
"O grande mote da brincadeira é a criança exercitar a busca pelo lúdico o dia todo e a tecnologia corrompeu isso", analisa o arte educador Guga Cidral, coordenador do projeto Simplesmente Brincar, do Colégio Opet. O programa está inserido na grade curricular dos alunos e busca apresentar novas possibilidades de jogos e brinquedos, já que muitas crianças desconhecem essas atividades.
VÍDEO: Guga Cidral e Fulvio Pacheco ensinam a fazer brinquedos em casa
Cidral conta que um dos brinquedos preferidos das crianças é o barandangão, uma estrutura muito simples, montada por elas mesmas: um cilindro com fitas feitas de papel crepom e um barbante, que serve para rodá-lo, criando um giro bem colorido. Essa aparente banalidade do objeto é capaz de encantar crianças de todas as idades, segundo o professor.
O fato de construírem os próprios brinquedos faz com que os pequenos deem um valor especial aos objetos, garante Fulvio Pacheco, gerente de difusão cultural da secretaria municipal de educação de Curitiba. Pacheco, que também é quadrinhista, ensina crianças a fazerem bonecos no estilo Toy Art, que misturam a linguagem de quadrinhos e grafite.
"Os bonecos auxiliam no desenvolvimento da criatividade e podem ser relacionados com várias temáticas", explica. Ele conta que desenvolveu um projeto com uma professora de geografia sobre lendas brasileiras, produzindo os bonecos e localizando as histórias aos respectivos estados.
O aspecto educativo dos brinquedos também deve ser explorado. Isso ocorre com frequência no Hospital Pequeno Príncipe, em casos em que as crianças passam muito tempo internadas e ficam fora da escola. Além de terem acesso à educação formal, brincadeiras instrutivas ajudam a complementar o ensino e divertir os pequenos. Entre os jogos preferidos das crianças que estão por lá, ganham destaque os que estimulam o raciocínio, como os de tabuleiro. "Hoje temos uma tendência de jogos complicados, com um monte de regras, mas os jogos mais interessantes têm as regras simples, mas são inteligentes", aponta Claudio Teixeira, coordenador do setor de educação e cultura do hospital.
As brincadeiras também são uma oportunidade para aumentar a interação entre pais e filhos. "Adultos e crianças vivem em mundos a parte, mas os jogos criam uma liga muito legal", reforça Teixeira.
Passo a passo
Estilo de Vida | 4:04
Aprenda a fazer um boneco de Toy Art da Gralha Azul, ave símbolo do estado. Quem ensina é Fulvio Pacheco, gerente de difusão cultural da secretaria municipal de educação de Curitiba, que ministra oficinas dos bonecos com crianças









