Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Turismo

Um projeto de Natal à procura de parceiros

Sem recursos orçamentários, o Instituto Municipal de Turismo corre atrás da iniciativa privada para garantir em 2005 a realização do projeto Natal Encantado – Curitiba Solidária. Mesmo com a falta de verbas, a pretensão dos organizadores é grande. De acordo com o presidente do órgão, Luiz de Carvalho, a proposta é transformar a cidade numa referência de destino turístico durante as festas de final de ano.

A programação ainda está sendo fechada. Apresentações de corais nas ruas da cidadania das nove regionais do município estão entre as atrações. A abertura do programa está prevista para o dia 28 de novembro, no Castelo do Batel. O local vai ser transformado numa espécie de quartel-general do Natal. Dentro da mansão serão montadas exposições de presépios, oficinas de duendes e casa de brinquedo com visitação gratuita.

A programa prevê ainda eventos em parques e praças. Este ano, a apresentação do coral que ocupava a Praça Santos Andrade vai mudar de "lado". A escadaria da Universidade Federal do Paraná servirá de arquibancada e o espetáculo passa a ser realizado em frente ao prédio. Também estão previstos shows, como a chegada do Papai Noel, no Parque Barigüi.

A maior parte dos recursos necessários já foi negociada, mas a prefeitura ainda precisa de patrocínio para não comprometer o funcionamento da Linha do Natal, projeto em que um ônibus percorre os pontos mais enfeitados da cidade. Sem mais verbas, parte da programação fica comprometida. "Só teremos condições de ajudar nas decorações com o apoio da iniciativa privada", acrescenta o presidente do Instituto de Turismo, Luiz de Carvalho.

Palácio Avenida

Enquanto a prefeitura ainda busca parceiros, o principal espetáculo natalino de Curitiba – o do Palácio Avenida, já transformado em cartão-postal da cidade –- está garantido, e com previsão de um número maior de apresentações. O Coral Infantil do HSBC estréia no dia 2 de dezembro, às 20 horas, com o tema "Amizade e União".

Devido à grande repercussão das edições anteriores, em 2005 as apresentações passam de oito para 11 dias. Com a mudança, os espetáculos no Avenida se estenderão de quinta a domingo, até 18 de dezembro, sempre às 21 horas. A previsão é atrair um público médio de 20 mil pessoas por dia, totalizando mais de 200 mil durante todas as sessões.

Além das eternas e aclamadas músicas natalinas, como "Noite Feliz" e "Sinos de Belém", o repertório deste ano ainda inclui novidades como as composições "Ciranda", de Gilberto Gil e Moacir Santos; "Filhote do Filhote", de Jean e Paul Garfunkel; e "Eu Quero Apenas", de Erasmo e Roberto Carlos. O ensaio das 40 crianças que integram o coral do HSBC já começou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.