Cerca de um terço das vagas ofertadas no Paraná pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) que classifica estudantes em instituições de ensino superior públicas em todo o país não foi preenchido nas três chamadas realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Das 3.894 vagas oferecidas pelas três instituições que participaram do processo no estado restam ainda 1.256, ou seja, 32,2%. A partir de agora, cada instituição será responsável pelo preenchimento dessas vagas a partir da Lista de Espera do Sisu, que aceitou confirmações de inscrição até ontem.Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) eram ofertadas 3.150 vagas de graduação e 68,6% delas foram preenchidas. Segundo a instituição, ainda não foi divulgada a lista com o número de vagas remanescentes em cada curso, mas os que registraram maior ocupação foram Tecnologia em Mecatrônica do câmpus Curitiba (100%), Engenharia Elétrica, também em Curitiba (93%), e Engenharia Mecatrônica em Cornélio Procópio (91%).
Para preencher as vagas restantes, a UTFPR pretende realizar quantas chamadas forem necessárias, respeitando o prazo limite, que é de 25% do ano letivo. A primeira dessas chamadas que serão realizadas a partir da Lista de Espera fornecida pelo MEC será divulgada no dia 22 de fevereiro.
Segundo o coordenador do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Raul Von der Heyde, os estudantes classificados pela Lista de Espera devem começar a ser chamados na próxima semana. De acordo com ele, a UFPR preencheu 357 das 524 vagas. "É nossa primeira experiência, mas alcançamos o mesmo índice das instituições que participavam do Sisu no ano passado."
O maior número de vagas ociosas foi registrado no Instituto Federal do Paraná (IFPR). Das 220, 100 não foram preenchidas. A primeira chamada com base na lista de espera será divulgada no dia 22. Os aprovados devem comparecer ir à instituição no dia 28.
Terminadas as três chamadas do Sisu, as chamadas para preencher as vagas remanescentes são de responsabilidade das instituições, que podem adotar datas a seu critério. Quem se inscreveu na lista de espera deve ficar atento ao edital. Nas três instituições do Paraná, não há reserva de vagas para candidatos cotistas.



