Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religião

Uma família entregue a Deus

Realeza – Irmã Carmelinda Antonia Chiodi, de 76 anos, participa hoje de uma cerimônia rara na vida de uma religiosa. Ela vai assistir à ordenação como diácono do seu neto, Joacir Chiodi, de 28 anos. Será a terceira geração da família a seguir a vocação religiosa. A solenidade será em Amperé, a 15 quilômetros de Realeza, na região Oeste do estado.

Carmelinda sempre quis ser irmã de caridade. Já pensava em ser freira aos 17 anos, mas acabou trocando o convento pelo matrimônio. Antes de se casar, porém, lembra de ter feito um pedido a Deus: "Que seja feita a vossa vontade e Deus me conceda filhos e filhas religiosas", conta. E foi plenamente atendida.

Ela mesma tornou-se freira depois de perder o marido, aos 51 anos. Na época, parte dos 12 filhos não aceitou a decisão. Temiam não verem mais a mãe depois que ela entrasse para o convento. Mas pelo menos quatro deles tinham fortes razões para apoiá-la. Dois rapazes e duas moças já seguiam a vida religiosa. Desde 1994 irmã Carmelinda faz parte da Congregação Copiosa Redenção, de Ponta Grossa, onde participa de grupos dedicados ao atendimento de viciados em drogas e álcool.

Para o padre Valdecir Chiodi, 36 anos, filho de Carmelinda que hoje está na Comunidade São Nicolau de Tolentino, no Rio de Janeiro (RJ), viver em uma família de religiosos não é mérito de ninguém. "É compromisso, uma função. É sinal de um chamado de Deus", diz.

O frei agostiniano e padre Moacir Chiodi, 44 anos, irmão de Valdecir, está ligado ao Seminário Santa Rita (RJ). Moacir diz que desde os 12 anos tinha o desejo de ser padre e entrou ao seminário aos 16. As freiras filhas de Carmelinda, Irmã Maria Chiodi, 49 anos, e Irmã Rita Chiodi, 43 anos, fazem parte da Congregação Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora de Fátima.

O mais novo religioso da família, Joacir, diz que aos 12 anos já falava para a mãe que queria ir para o seminário. "A vocação está dentro de mim", diz. Hoje, Joacir será ordenado diácono com o primo, o frei Rogério Chiodi.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.