• Carregando...
Único parlamentar negro de Curitiba, Mestre Pop diz ter sido vítima de injúria racial dentro da Câmara | Antônio More/Gazeta do Povo
Único parlamentar negro de Curitiba, Mestre Pop diz ter sido vítima de injúria racial dentro da Câmara| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Era para ter sido uma reunião comum em uma das salas da Câmara de Curitiba, no dia 24 de novembro do ano passado. Mas a piada de cunho racista – que não vale a pena ser repetida aqui – contada pelo vereador Zé Maria (SDD) atingiu em cheio o colega Mestre Pop (PSC). Ofendido, ele deixou a sala. Pouco depois, decidiu que não ficaria calado e denunciou o caso à polícia – o inquérito ainda não foi concluído.

“Meus pés saíram do chão. O que mais me doeu foi a gargalhada de satisfação que ele deu depois de contar a piada e ter me constrangido. Ele não se deu consciência de que cometeu um crime. O racista é assim: vê supremacia na cor”, disse Mestre Pop. “Minha filha e minha mãe choraram muito. Foi dolorido. Se ele quis me atingir, ele conseguiu”, completou.

Orientação a policiais diminui a subnotificação de crimes raciais no Paraná

Leia a matéria completa

O que mais surpreendeu a vítima foi o fato de o caso ter ocorrido dentro da Câmara e praticado por um colega vereador. Mestre Pop, aliás, é único parlamentar negro de Curitiba – não só da Câmara, mas também da Assembleia Legislativa. O Paraná também não tem representantes negros no Congresso Nacional.

Nascido em Plautino Soares, interior de Minas Gerais, Pop enfrentou uma série de desafios, mas garante que nunca havia sofrido racismo na pele. “Nunca me senti com grau de inferioridade. Nunca disse que não conseguiria porque sou negro”, aponta. Começou a trabalhar com nove anos, vendendo coxinha e sorvete. Chegou a Curitiba em 1996, onde foi artista de rua (pulava um arco de facas) e, após desenvolver projetos sociais baseados na capoeira, foi eleito na atual legislatura.

O vereador avalia ter superado a ofensa racial que sofreu. Pretende continuar com seu trabalho, mas não vai abrir mão de levar a denúncia às últimas consequências. “Um tapinha nas costas não paga a humilhação que ele [Zé Maria] me fez passar. O meu sentimento não é de vingança. É de justiça”, definiu.

Chamada de “haitiana”, funcionária diz ter sido pressionada a pedir demissão

Leia a matéria completa

“Não passou de uma brincadeira”, disse Zé Maria

O vereador Zé Maria (SDD) disse que o incidente envolvendo seu colega Mestre Pop (PSC) “não passou de uma brincadeira” e que não viu nenhum resquício de racismo no ato. O parlamentar afirma que leu uma piada que havia recebido pelo celular e que só posteriormente Mestre Pop teria reagido.

“Na hora, ele não se sentiu ofendido. Depois de 15 minutos, ele começou a chorar e dizer que eu tinha o ofendido, fez aquela encenação toda”, apontou Zé Maria. “Não houve maldade de minha parte, tanto que no dia seguinte eu pedi desculpas”, completou.

Zé Maria ressaltou que é cristão, por isso, “não vê cor, vê o caráter” e que nunca havia sofrido acusação por preconceito racial. Ele disse que não é racista e, como prova disso, mencionou que tem uma funcionária e um parente negros, que já tirou fotos com os ex-jogadores Pelé e Jairzinho, e que já homenageou o cônsul de Senegal, Ozeil de Moura. Além disso, ele mencionou sua ajuda à Sociedade 13 de Maio e seu trabalho junto a crianças especiais.

“Não existiu racismo. O que houve foi um momento, sei lá, de tristeza que talvez ele tivesse passando”, definiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]