As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Curitiba terão atendimento normal nos dias em que a cidade sediará jogos da Copa do Mundo (16, 20 e 26 de junho). A exceção é para o dia 23 de junho, quando além da partida entre Austrália e Espanha na capital, também haverá jogo da seleção brasileira em Brasília.
Segundo informou a prefeitura nesta quinta-feira (29), nos dias de partidas da seleção os funcionários estão autorizados a interromper o expediente uma hora antes da partida. No início da semana, pacientes da unidade João Cândido, no bairro Sítio Cercado, reclamaram de que consultas agendadas para o período do Mundial foram remarcadas para até um mês depois porque estavam marcadas em datas dos jogos do Brasil.
A regra para as sete unidades de saúde que funcionam até as 22 horas é de que expediente deva ser retomado uma hora após o fim do jogo. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas estarão funcionando normalmente durante todo o período de duração da Copa.
Intervalos regulamentados
Para evitar situações como a da UBS João Cândido, a Secretaria Municipal de Saúde publicou na segunda-feira (26), no Diário Oficial do município, portaria que regulamenta o trabalho em todas as unidades da capital paranaense durante a Copa do Mundo.
O documento determina que o expediente seja mantido normalmente nos dias de jogos em Curitiba e que, nas datas das partidas do Brasil, as unidades fechem apenas uma hora antes dos jogos. Nesses casos, segundo a assessoria de imprensa da secretaria, a prioridade será adiantar as consultas.



