Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sudoeste do PR

Usina de Salto Osório volta a funcionar com comporta de manutenção

Desde a última segunda-feira, quando uma comporta de 172 toneladas se soltou, o reservatório precisou ser rebaixado e uma peça de reposição foi instalada

A colocação de uma comporta de manutenção, no espaço deixado pela comporta de 172 toneladas se soltou da Hidrelétrica de Salto Osório, garantiu uma solução temporária para o funcionamento da Usina. Técnicos terminaram de colocar a peça de substituição na noite desta quinta-feira (29). A expectativa da Tractebel, empresa responsável pela hidrelétrica, é que o reservatório volte ao nível normal neste sábado (1).

A Usina está localizada no Rio Iguaçu, entre os municípios de São Jorge D'oeste e Quedas do Iguaçu, no Paraná. Na madrugada da última segunda-feira (26), a peça de 20,77 metros de altura por 15,3 metros de largura, que é uma das nove comportas da usina, se soltou, mas as causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

De acordo com o gerente regional da empresa, Júlio César Lunardi, o reservatório precisou ser rebaixado ao nível mínimo para que a comporta de manutenção fosse colocada no vão deixado pela peça que se desprendeu. "Na noite desta sexta-feira devemos voltar a gerar e no sábado o reservatório deve voltar ao nível próximo do máximo", explica Lunardi.

Doze equipes de biólogos, além da polícia ambiental, bombeiros e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), acompanharam os trabalhos para evitar que peixes ficassem aprisionados em eventuais poças que se formaram durante o rebaixamento. Para Lunardi, os danos foram pequenos se comparados ao tamanho do trabalho realizado. Técnicos continuariam no local até o enchimento total do reservatório.

De acordo com o gerente regional, não foram necessários mais desligamentos programados da Usina. Ele ainda afirmou que o processo para a aquisição de uma nova comporta deve demorar de seis meses a um ano. A peça é personalizada e precisa ser construída especificamente para a usina.

A Usina de Salto Osório tem capacidade de produzir 1.078 megawatts, energia suficiente para abastecer três milhões de residências.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.