Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vestibular

UTFPR divulga resultado

Cerca de mil pessoas participaram da festa na qual o resultado da UTFR foi divulgado | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Cerca de mil pessoas participaram da festa na qual o resultado da UTFR foi divulgado (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

Aproximadamente mil pessoas, entre estudantes, familiares e amigos, acompanharam ontem a divulgação do resultado do vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no campus central de Curitiba. Às 14h10, um carro da Gazeta do Povo chegou ao local trazendo os exemplares da edição extra com a relação dos classificados. Em todo o Paraná, 2.602 candidatos comemoraram a aprovação. Para alguns deles, o momento foi de felicidade, mas também de escolhas. Com a resolução da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que impede o futuro calouro de ocupar duas vagas em instituições públicas de ensino superior, quem passou na UTFPR e na UFPR terá de optar por uma ou outra.

Esse pode ser o caso de Matheus Hella, 17 anos, aprovado em Engenharia de Produção Civil na UTFPR e classificado para a segunda fase do vestibular da UFPR, onde disputa uma vaga no curso de Agronomia. "Mesmo se eu passar na UFPR, acho que vou escolher a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, porque a instituição fica mais perto da minha casa e eu gosto mais de Engenharia do que de Agronomia", disse o estudante, que antes do anúncio da resolução da UFPR, em 5 de dezembro, havia pensado em começar os dois cursos ao mesmo tempo.

Iniciar uma jornada dupla de estudos também era o plano de Ana Carolina de Medeiros Lacerda, 17 anos. A estudante prestou vestibular para o curso superior de Tecnologia em Processos Ambientais da UTFPR e para Engenharia Ambiental na UFPR. "As aulas na Federal do Paraná são de manhã e à tarde, e o curso da UTFPR é à noite. Tinha pensado em fazer as duas faculdades, pelo menos no começo, para ver qual deles iria me interessar mais. Agora, se eu passar na UFPR, vou estudar lá. Prefiro Engenharia Ambiental, e a UTFPR só oferece esse curso em Londrina", afirmou.

Restrição será discutida em 2009

O presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Jair Ferreira de Almeida, disse que a instituição irá definir no primeiro semestre do próximo ano se adotará restrição semelhante à da UFPR. "Iremos debater o assunto com diretores dos 11 campus e com a comunidade. Teremos uma posição no próximo vestibular de inverno", adiantou. Almeida avalia positivamente a resolução e afirma que a medida não irá prejudicar a UTFPR. "Se um dos nossos aprovados preferir cursar a UFPR, o próximo candidato da lista irá ocupar a vaga", disse. Segundo a determinação aprovada pela Universidade Federal do Paraná, os estudantes que estiverem matriculados em outra faculdade ou universidade pública (em curso de mesmo nível, no ensino médio, profissionalizante ou na graduação) perderão o direito à vaga. A resolução se aplica apenas aos alunos que efetivarem o registro acadêmico na UFPR a partir de 2009.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.