Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
saúde

UTIs voltam a funcionar em hospital de Ponta Grossa

Falta de médicos havia desativado os leitos destinados a crianças com menos de 12 anos

A prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, informou neste sábado (28) que os três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, destinados a crianças de 29 dias a 12 anos de idade, estão funcionando normalmente. Na sexta-feira (27), o diretor-técnico do hospital Bom Jesus, onde estão os leitos, Marcelo Freitas, confirmou que a ala estava fechada desde quinta-feira (26) por falta de médicos. Agora, segundo informou a prefeitura, cirurgiões pediátricos que prestam serviço à Secretaria Municipal de Saúde vão trabalhar na UTI pediátrica do hospital Bom Jesus.

Freitas informou que dos três cirurgiões pediátricos do hospital, dois rescindiram contrato nesta semana e um está de férias, inviabilizando o atendimento na UTI. As festas de final de ano, segundo Freitas, tinham impedido que novos médicos fossem contratados, pois todos médicos sondados pelo hospital estavam em viagem. Com a intervenção da prefeitura, os cirurgiões pediátricos irão se revezar no atendimento.

Os três leitos de UTI pediátrica pertenciam ao Hospital da Criança, que é municipal, mas estavam desativados desde maio de 2012 por não possuir licença sanitária para funcionar. A liberação acarretaria em custos para a prefeitura devido a obras. A prefeitura, portanto, firmou parceria com o hospital Bom Jesus para manter o atendimento. Os leitos foram então reativados em maio deste ano para atender, exclusivamente, crianças de Ponta Grossa encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.