• Carregando...
A previsão da prefeitura de Curitiba é imunizar cerca de 40 mil crianças | Divulgação/Luiz Costa/SMCS
A previsão da prefeitura de Curitiba é imunizar cerca de 40 mil crianças| Foto: Divulgação/Luiz Costa/SMCS

As Unidades de Saúde de Curitiba começaram, nesta segunda-feira (12), a aplicar a vacina conjugada Pneumocócica 10-Valente em crianças menores de 2 anos. Ela protege contra meningite, otite, sinusite e pneumonia, doenças típicos do frio. Antes, a vacina só estava disponível na rede particular.

O esquema de imunização, que estará em vigor a partir de 2011, prevê a vacinação aos dois, quatro e seis meses. No entanto, nesse primeiro ano, obedecerá a um calendário próprio. Assim, crianças de até 6 meses de vida precisam tomar três doses, com intervalo de dois meses, mais um reforço após 1 ano de vida; entre 7 e 9 meses, duas doses mais um reforço após completar 1 ano de vida; entre 10 e 11 meses, duas doses; e de 12 a 23 meses, dose única.

A vacina é de aplicação intramuscular e pode ser tomada inclusive pelas crianças que estiverem resfriadas. A previsão da prefeitura é imunizar cerca de 40 mil crianças.

No Brasil, a infecção por pneumococo é a maior causa de pneumonias, sinusites e otites e a segunda de meningites em crianças. Em Curitiba, dos cerca de setecentos casos de todos os tipos de meningites registrados por ano, 25 são determinados por aquele agente infeccioso.

Ao contrário do que se verifica entre as meningites causadas por outros agentes infecciosos, a taxa de letalidade por meningite pneumocócica é elevada, cerca de 30%. Além disso, a doença também pode deixar seqüelas, como surdez e déficit motor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]