A vacina 13-valente será a primeira a prevenir contra 13 sorotipos da bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), causadora de doenças como pneumonia, meningite e otite média aguda. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças pneumocócicas são umas das principais causas de mortalidade infantil no mundo. Cerca de 1,6 milhão de óbitos por ano, em todo o mundo, são causadas pela bactéria.
A nova vacina Prevenar, desenvolvida pela Wyeth Indústria Farmacêutica, substituirá a 7-valente, que já faz parte do calendário do Programa Nacional de Imunização.
A 13-valente Prevenar será a única disponível no mercado a prevenir contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o 19 A, resistente aos antibióticos utilizados no tratamento das doenças pneumocócicas.
Por enquanto, a vacina só é recomendada para crianças de dois meses a 5 anos de idade, mas ela também está sendo estudada para o uso em adultos, principalmente em idosos, que também são vítimas da pneumonia.
De acordo com o vice-presidente de Assuntos Científicos da Wyeth Vacinas, Peter Paradiso, a 13-valente terá o mesmo esquema de vacinação sugerido para a 7-valente. Serão quarto doses, sendo a primeira aos dois meses de idade. A segunda dose deve ocorrer aos 4 meses, a terceira, aos 6 meses e o reforço, quando a criança completar 1 ano de idade. Embora seja recomendada para crianças até os 5 anos, a Prevenar se mostra mais eficiente durante os dois primeiros anos de vida.
A vacina 13-valente foi submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro do ano passado. Enquanto não for incluída no calendário nacional de imunização, poderá ser encontrada em clínicas particulares.



