Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pulmões

Vacina fecha o cerco contra bactéria

A vacina 13-valente será a primeira a prevenir contra 13 sorotipos da bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), causadora de doenças como pneumonia, meningite e otite média aguda. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças pneumocócicas são umas das principais causas de mortalidade infantil no mundo. Cerca de 1,6 milhão de óbitos por ano, em todo o mundo, são causadas pela bactéria.

A nova vacina Prevenar, desenvolvida pela Wyeth Indústria Farmacêutica, substituirá a 7-valente, que já faz parte do calendário do Programa Nacional de Imunização.

A 13-valente Prevenar será a única disponível no mercado a prevenir contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo, o 19 A, resistente aos antibióticos utilizados no tratamento das doenças pneumocócicas.

Por enquanto, a vacina só é recomendada para crianças de dois meses a 5 anos de idade, mas ela também está sendo estudada para o uso em adultos, principalmente em idosos, que também são vítimas da pneumonia.

De acordo com o vice-presidente de Assuntos Científicos da Wyeth Vacinas, Peter Paradiso, a 13-valente terá o mesmo esquema de vacinação sugerido para a 7-valente. Serão quarto doses, sendo a primeira aos dois meses de idade. A segunda dose deve ocorrer aos 4 meses, a terceira, aos 6 meses e o reforço, quando a criança completar 1 ano de idade. Embora seja recomendada para crianças até os 5 anos, a Prevenar se mostra mais eficiente durante os dois primeiros anos de vida.

A vacina 13-valente foi submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro do ano passado. Enquanto não for incluída no calendário nacional de imunização, poderá ser encontrada em clínicas particulares.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.