Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Vacinação contra a gripe na rede pública começa no dia 22 de abril

Estimativa do governo do estado é que 2,9 milhões de paranaenses serão imunizados. Grupos de risco incluem crianças até cinco anos, gestantes, indígenas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área a saúde e população privada de liberdade

A campanha de vacinação contra a gripe na rede pública de saúde vai começar no dia 22 de abril. Neste ano, 2,9 milhões de paranaenses devem receber uma dose da vacina. O início da campanha foi antecipado pelo Ministério da Saúde por conta do inverno rigoroso do Sul do país. O Paraná pediu para receber as doses antes por causa das condições climáticas. Além disso, o ministério ampliou a cobertura no grupo de crianças. Agora, recebem a vacina crianças entre seis meses e cinco anos incompletos.

Os outros grupos preconizados pelo Ministério da Saúde incluem gestantes, mulheres em pós-parto até 45 dias, indígenas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde e população privada de liberdade. A vacina disponível na rede pública protege contra os tipos de vírus mais circulantes no país, a influenza A H1N1 e H3n@ e influenza B. Quem se vacinou no ano passado, deve tomar a dose novamente este ano. A única contraindicação é para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo.

As doses da vacina estarão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde do estado. A indicação é que as pessoas incluídas nos grupos de risco procurem o medicamento o quanto antes, já que a vacina concede imunidade até 15 dias depois de aplicada. O Dia D da vacinação será em 26 de abril, com uma mobilização em todas as cidades. A campanha se encerra em 9 de maio.

2013

No ano passado, foram vacinados 2,6 milhões de paranaenses. O governo do estado registrou 1,7 mil casos de gripe e 61 pessoas morreram em consequência da doença. Em 2009, ano da pandemia, foram 68 mil casos e 338 mortes no estado.

Para se proteger da doença, mantenha ambientes arejados e higienize as mãos. Caso haja suspeita da doença, a orientação é procurar atendimento médico o mais rápido possível, de preferência até 48 horas após os primeiros sintomas. A Secretaria da Saúde fez a distribuição de 16 mil tratamentos de oseltamivir para unidades de saúde e hospitais de referência. Outros cinco mil tratamentos estão em estoque no Centro de Medicamentos do Paraná.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.