Todas as pessoas com mais de 60 anos devem procurar os postos de saúde, a partir do próximo sábado (25), para se vacinar contra a gripe. É a 11ª Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar 80% da polução idosa de Curitiba, estimada em quase 192 mil pessoas, até o dia 8 de maio.
A vacina é gratuita e poderá ser encontrada em todas as unidades da rede municipal de saúde, no horário normal de funcionamento. A vacinação é indispensável, porque a gripe pode evoluir para doenças graves do aparelho respiratório, quando não é não tratada adequadamente. A pneumonia é um caso típico.
Para marcar o início da campanha, a Secretaria Municipal da Saúde montará tendas para vacinar os idosos, das 9h às 17h, na Boca Maldita, na Praça Rui Barbosa, na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho no sábado. Nos oito Centros Municipais de Urgências Médicas (Boqueirão, Cajuru, Campo Comprido, CIC, Sítio Cercado, Fazendinha, Boa Vista e Pinheirinho) a vacina será aplicada a qualquer hora, inclusive de madrugada.
Efeito
A vacina contra a gripe demora pelo menos 10 a 15 dias até que a imunização comece a fazer efeito. Por isso, é importante aplicar a vacina o quanto antes, para prevenir os casos de gripe e resfriados do período de inverno, quando a temperatura cai e favorece as doenças.A dose de vacina deve ser aplicada todos os anos, porque o vírus da influenza, que causa a gripe, passa por uma contínua transformação e pode ficar mais resistente a cada ano.
Em 2008, a cobertura vacinal de idosos em Curitiba atingiu 93,8%, o equivalente a 146.002 pessoas.



