Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Vagas de EstaR são desativadas para obras na Rua Riachuelo

Reforma das calçadas da rua começou nesta manhã. Espaço destinado para EstaR foi reservado para a passagem de pedestres

Obras na Rua Riachuelo começaram nesta manhã pelas calçadas | Joel Rocha/SMCS
Obras na Rua Riachuelo começaram nesta manhã pelas calçadas (Foto: Joel Rocha/SMCS)

O início das obras de revitalização da Rua Riachuelo, no Centro de Curitiba, provoca mudanças desde a manhã desta terça-feira (3) no funcionamento da via. Como as calçadas estão interditadas, as vagas de Estacionamento Regulamentado (EstaR) na quadra entre a Praça Generoso Marques e a Travessa Alfredo Bufren foram reservadas para a passagem de pedestres, e os veículos estão proibidos de parar no trecho.

A mudança é temporária, e deve perdurar até o dia 10 de dezembro, quando termina a primeira etapa das obras. Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S.A.(Urbs) estão no local para explicar as mudanças aos motoristas.

A reforma da Riachuelo começou nesta manhã com a retirada das pedras das calçadas. A medida é tomada para que o solo seja preparado para a colocação de novas tubulações das concessionárias de telefonia, tevês a cabo e de saneamento.

Entrevistados pelo telejornal Paraná TV 1ª edição, da RPC TV, pessoas que trabalham na Riachuelo reclamaram das obras. O comerciante Maurice Samara mostrou que a calçada interditada nesta manhã fica bem na porta de seu estabelecimento. "Como as pessoas vão entrar na minha loja?", questionou.

O administrador da Regional Matriz, Omar Akel, reconheceu o problema, mas disse que os comerciantes serão recompensados ao final da reforma. "De qualquer lado que começássemos, teríamos que interferir um pouco. Esperamos que seja o mínimo de interferência, e depois teremos benefícios como uma nova calçada, um novo ambiente, um novo tipo de consumidor, uma nova atividade", disse.

De acordo com a prefeitura, as obras serão interrompidas no dia 10 de dezembro, a pedido dos comerciantes da região, para preservar o tráfego normal de automóveis e pedestres durante o período das compras de Natal. O trabalho será retomado em 11 de janeiro de 2010, com o início da segunda etapa da reforma, entre a Rua Alfredo Bufren e a Praça 19 de Dezembro. "Pretendemos entregar a nova Riachuelo totalmente revitalizada no aniversário de Curitiba de 2010", disse Akel à agência de notícias da prefeitura.

O projeto de revitalização da prefeitura prevê modernização das calçadas, nova iluminação pública, rede subterrânea de cabos, despoluição visual e sinalização turística para pedestres. A ideia é integrar as ruas Riachuelo, São Francisco, Barão do Serro Azul e praças centrais, como a Generoso Marques e Tiradentes, e o centro histórico do Largo da Ordem.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.