Uma queda de energia atingiu toda a cidade de Curitiba e municípios da região durante alguns segundos às 9h42 desta sexta-feira (12), de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). A interrupção momentânea aconteceu por causa de uma flutuação de tensão em uma linha de alta-tensão (230 mil volts) de uma subestação da Copel localizada no município de Araucária, na região metropolitana.
A primeira informação da companhia era de que a causa do incidente teria sido o desligamento temporário de uma linha da subestação Umbará, mas, após avaliação de técnicos, a Copel confirmou que se tratou de uma perturbação em Araucária.
Toda a rede elétrica possui um sistema inteligente que desliga as linhas automaticamente caso um problema seja identificado, mas não chegou a haver desligamento. A empresa avalia que o problema pode ter chegado às proximidades da divisa entre Paraná e Santa Catarina, até onde a rede é interligada, mas não chegou a afetar outros estados.
A Copel informa ainda que a queda foi apenas momentânea e não deixou nenhuma região sem luz depois da interrupção.
Trânsito
Segundo a Diretoria de Trânsito (Diretran) de Curitiba, o semáforo do cruzamento da Avenida Vicente Machado com a Rua Visconde de Nácar, no Centro, foi o único prejudicado. O sinal ficou apagado por aproximadamente três minutos, mas, em seguida, voltou a funcionar.



