Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tempo

Ventos de quase 70 km/h atingem Curitiba e causam transtornos na cidade

Secretaria Municipal de Meio Ambiente já registrou 29 solicitações por conta da ventania desta tarde

Árvore caída na Rua José de Alencar, no Cristo Rei, em Curitiba | Antonio More/Gazeta do Povo
Árvore caída na Rua José de Alencar, no Cristo Rei, em Curitiba (Foto: Antonio More/Gazeta do Povo)

A presença de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa do Uruguai, deixou os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em alerta para ocorrência de rajadas de vento e fortes chuvas na tarde desta terça-feira (13). Em Curitiba e Região Metropolitana, os ventos chegaram a uma velocidade de 67 quilômetros por hora. A prefeitura de Curitiba registrou 29 atendimentos relacionados à ventania. Dez dos casos foram quedas de árvores. A Defesa Civil atendeu a outros 24 pedidos sobre galhos e árvores caídos no município, totalizando 53 solicitações no município.

Também houve registro de duas ocorrências de danos a edificações. A primeira delas foi o galho de uma árvore que caiu sobre o muro da Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falarz, no São Braz. Houve ainda dois destelhamentos no Cajuru e Bairro Novo. No Campo Comprido, na Rua Frederico Muller, o vento derrubou a cobertura de um ponto de ônibus. Outra quase atingiu uma casa no Bairro Alto (leia mais no box)

A ventania chegou a causar transtorno em alguns pontos do trânsito de Curitiba. A Setran calcula que foram 20 semáforos desligados por 40 minutos devido à falta de energia. Três ficaram em alerta. O abastecimento já foi reestabelecido pela Copel e os sinais ligados novamente.

Uma coluna de semáforo caiu em frente a um shopping no Hauer. Equipes estão atendendo a ocorrência no local.

Apesar dos estragos em Curitiba, a Defesa Civil ainda não contabilizou nenhuma situação envolvendo a ventania nos demais municípios do estado. O órgão orienta que, em caso de destelhamento, os moradores procurem se abrigar em locais cobertos e seguros, sem o risco de placas ou objetos os atingirem. Permanecer dentro de veículos só deve ser cogitado caso não haja postes ou árvores por perto.

Chuva e ventos

Segundo o Instituto Simepar, a previsão é que o ciclone extratropical se afaste para o oceano a partir de quarta-feira, mas que, ao fim desta instabilidade, venha a chuva. Hoje, já chove nas regiões Noroeste, Norte e Oeste do estado, além dos Campos Gerais. “Chove mais forte no interior. Esse vento antecede a frente fria que está chegando”, comenta o meteorologista Samuel Braun.

Em algumas cidades do estado, a ventania ultrapassou os 70 quilômetros por hora, como foi o caso de Guarapuava, que registrou 75 quilômetros por hora. Em Clevelândia e Dois Vizinhos, a velocidade do vento ficou em 63 quilômetros por hora.

De acordo com o Climatempo, no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra (SC), região serrana, os ventos chegaram a 159 quilômetros por hora no início da tarde. O instituto alerta que a tendência é que chova forte e com raios nos estados do Sul nas próximas horas, em especial na madrugada e pela manhã de quarta-feira (14).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.