• Carregando...
Sanepar pode cortar o fornecimento de água de 500 imóveis nas praias | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Sanepar pode cortar o fornecimento de água de 500 imóveis nas praias| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Desde o dia 26 de dezembro, 34 imóveis do Litoral tiveram a rede de esgoto lacrada por irregularidades, resultado da fiscalização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar e Força Verde da Polícia Militar (PM). Esses imóveis, localizados em Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná, lançavam os resíduos diretamente em rios e canais.

Com o lacre, o esgoto fica retido na tubulação, informa a Agência Estadual de Notícias. A liberação só é feita após o proprietário do imóvel assinar um termo de compromisso se responsabilizando em regularizar a situação em cinco dias.

Os veranistas que alugam casas no Litoral também precisam estar atentos se os imóveis estão regularmente ligados à rede de esgoto. Caso contrário serão co-responsáveis da infração perante os órgãos ambientais, por serem fontes poluidoras.

A meta da força-tarefa é vistoriar todos os 4.608 imóvies de Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná que possuem rede coletora da Sanepar ou estejam próximos de canais, rios e praias.

Denúncias de lançamento clandestino de esgoto podem ser feitas pelo telefone (41) 3458 5151. Para regularizar o esgoto, o proprietário pode ligar para o telefone 115 da Sanepar.

**********

Saiba como regularizar a ligação de esgoto

O preço da ligação à rede de esgoto é de R$ 16 e pode ser parcelados em 12 vezes com a cobrança na conta do fornecimento de água. Já a ligação intradomiciliar (que liga a tubulação do imóvel à tubulação da rua) custa R$ 448 – que podem ser pagos em dez vezes com cobrança também pela fatura.

O dois serviços podem ser solicitado à própria Sanepar, que contrata uma empreiteira para a execução, pelo telefone 115. Se o dono do imóvel preferir, pode também contratar uma empresa particular para a ligação intradomiciliar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]