• Carregando...
 | Fotos: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
| Foto: Fotos: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo

Quem vai à praia está à procura de sossego, quer mais é relaxar. Algumas pessoas, no entanto, acabam relaxando demais e esquecem que, apesar do clima informal, na praia a educação também é bem-vinda. Na beira do mar, o que é divertido para uns pode atrapalhar o descanso e a tranqüilidade de quem está ao lado.

Na lista negra dos veranistas estão crianças descontroladas, os bêbados de plantão e até o conhecido banho de areia que, combinado com o protetor solar, acaba fazendo da pessoa um verdadeiro "bife à milanesa". "O que mais me irrita quando estou na praia é quando alguém bate a canga e a areia vem na minha cara. Acho isso muita falta de educação", reclama a promotora de eventos Jéssica Lisieux, de 21 anos. Já para o agro-empresário Gerhard Marx, 43 anos, o som alto é o fim. "No condomínio onde temos casa aqui na praia, uma vez uma criança estava dormindo e caiu da cama quando o vizinho ligou o som alto. Isso é falta de respeito, principalmente nos horários de descanso."

Para evitar que as férias virem um inferno, existem algumas regras tácitas de boas maneiras. E se no Brasil ainda não vigora um código como na Costa Branca (Valência, Espanha) – lá, por exemplo, é proibido construir castelos de areia, fazer xixi no mar e tomar cerveja na praia, e as multas para quem desobedece podem chegar a 750 euros –, o jeito é apelar para o bom senso.

A consultora de imagem e etiqueta Débora Gaudêncio diz que a regra número um é respeitar o próximo – que, dependendo da praia, pode estar bem próximo mesmo. "Pense sempre em como você gostaria de ser tratado. A praia, ao mesmo tempo que não é de ninguém, pertence a todos nós. Precisamos saber conviver nesse espaço da melhor forma possível", explica. A pedido da Gazeta do Povo, ela enumerou 7 erros que podem acabar com o bom humor de qualquer um.

* * * * *

Bater a canga no meio da multidão

Preste atenção quando for tirar a areia da toalha, canga ou esteira. Sem perceber, você pode fazer da pessoa ao lado um verdadeiro "bife à milanesa". Não há nada mais desagradável do que estar tomando sol, cheio de bronzeador, e ser surpreendido por um jato de areia. O ideal é prestar atenção na direção do vento e sempre bater a canga em um lugar vazio.

Levar o animal de estimação na areia

Pense, você na areia, aquele mar delicioso, um sol maravilhoso e aquela sujeirinha de cachorro bem ao lado de sua toalha... na- da pior, não? Por isso sempre deixe o animal em casa. Praia e cachorro não combinam. Não é higiênico para as pessoas nem para o próprio bichinho. Além disso, muitos têm medo de animais e podem se assustar com a presença deles.

Perder o controle sobre as crianças

É normal que as crianças brinquem na praia, que corram, pulem. Mas isso não deve passar dos limites. Oriente-as a não jogarem água e areia nas outras pessoas, controle-as para que não perturbem quem está próximo. E fique de olho em seus pequenos para que não se afastem muito, já que há poucas coisas piores que mães histéricas berrando o nome do filho.

Exagerar na bebida

Beber uma caipirinha ou uma cerveja gelada na beira do mar pode ser perfeito, desde que com controle. Pessoas sob efeito de álcool fogem do seu estado normal e podem fazer coisas que não fariam se estivessem sóbrias. Na lista de gafes dos beberrões estão as "gracinhas" com a mulher dos outros, as brigas por pouca coisa, confusões desnecessárias e até mesmo o risco de afogamento – nada engraçado.

Encher os ouvidos dos veranistas com abobrinhas

Nem todos querem ouvir o mesmo hit que você. Não pare o carro com o porta-malas aberto com o som alto, seja na praia, na cidade ou até mesmo em casa. Em tempos de mp3 e caixinhas de som portáteis, a recomendação se estende para as areias: opte, sempre, pelos fones de ouvido. Se falar ao celular, fale baixo.

Deixar sujeira nas areias e ruas do Litoral

Levar comida para praia ou comprar produtos dos vendedores ambulantes não é proibido. O que é errado é sair da praia e deixar todo o seu lixo espalhado na areia. Isso vale para todo tipo de lixo, desde os pacotes de salgadinho e latinhas até a menor bituca de cigarro. Evite deixar rastro, tenha sempre sacos de lixo com você. A natureza e a próxima pessoa que for ocupar o espaço em que você estava agradecem.

Praticar esportes em qualquer lugar da praia

Em alguns balneários há placas indicando o melhor horário para praticar esportes. Se no que você freqüenta não há indicações, use o bom senso: evite esportes (principalmente os que utilizam bolas) nos horários de maior movimento. Quando for bater bola, mantenha distância das pessoas, para não correr o risco de atingir alguém.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]